4ª JINTEG de Ciências Contábeis e Direito segue com atividades
Hoje (13) estão acontecendo minicursos na parte da manhã no anfiteatro da reitoria e palestras simultâneas a partir das 19h30
A 4ª Jornada Integrada (JINTEG) - Desenvolva Competências, dos cursos de Ciências Contábeis e Direito da FAG teve início na manhã de ontem (12) com minicursos e palestras. À noite, os acadêmicos se reuniram no anfiteatro da reitoria para palestra em comum. As atividades seguem até amanhã (14).
O professor Sérgio de Angelis, diretor geral da FAG, fez a abertura da palestra e, em sua fala, valorizou a realização da Jornada Integrada. "Eventos como esse são fundamentais dentro da academia, uma vez que estimulam a interdisciplinaridade. O curso de Direito e de Ciências Contábeis são cursos com interfaces interessantes e que, muitas vezes, ficam empobrecidas quando abordadas apenas dentro de um só aspecto. Quando se tem a oportunidade de provocar um debate como o desta noite, existe um enriquecimento muito maior e uma compreensão mais abrangente do foco do estudo, de tal maneira que o aluno comece a entender o que é a interdisciplinaridade em termos de conhecimento, enriquecendo, desta maneira, a trajetória acadêmica do aluno dentro da instituição", valoriza.
Gustavo dos Santos, docente da FAG, foi responsável por ministrar a palestra sobre "O Profissional Pesquisador no início do século". Gustavo é mestre e doutorando em História e revelou sua intenção com a palestra: "O objetivo da palestra é mostrar aos acadêmicos que o ato da pesquisa não se resume somente na esfera acadêmica, mas é uma tendência do mercado de trabalho que cobra, cada vez mais, a persona que é o profissional pesquisador. Dessa forma, a finalidade é unir a parte teórica com a prática visando o despertar pelo interesse da pesquisa, que precisa ser levada adiante na carreira", explica.
Gustavo esclarece que o mercado de trabalho traz uma cobrança gradativa do profissional pesquisador, e, desta maneira, a pesquisa precisa ser uma constante na vida do aluno. "O profissional pesquisador é um diferencial no mercado de trabalho, de modo que vem aparecendo na literatura esse novo profissional, que consegue agregar a pesquisa ao mercado de trabalho que carrega esta exigência. É preciso ter consciência de que o ato do trabalho é uma pesquisa e entender a importância da reformulação constante", conta.
Além das três palestras simultâneas que aconteceram na primeira noite do evento, houve o "Intersalas Direito" no Ginásio da FAG. Matheus Aron, acadêmico do 6º período de Direito é um dos responsáveis pela realização das competições que acontecem pela primeira vez na Instituição. "O evento foi organizado em conjunto com a coordenação do curso com o intuito de valorizar a questão do esporte e integrar os alunos para que se conheçam melhor, compartilhem experiências, não somente relacionada ao estudo, mas também relacionadas ao convívio entre calouros e veteranos de modo a fortalecer o curso", conta.
PROGRAMAÇÃO
Hoje, as atividades iniciaram as 8h30, com minicursos, no anfiteatro da reitoria. Na parte da noite, às 19h30 haverá palestra com o Professor Jose Miguel Garcia Medina sobre o tema "Princípios fundamentais do novo CPC", voltada aos acadêmicos de Direito, no anfiteatro da reitoria e, no mesmo horário haverá palestra com o tema "Os Desafios da Profissão do Contador Frente às Exigências Normativas com a Internacionalização das Normas Brasileiras de Contabilidade", a ser ministrada pelo Professor Edson José Stefanello, no auditório do Bloco 4, voltada para os alunos de Ciências Contábeis.
Para conferir a programação completa, clique aqui.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel