Curso de Publicidade da FAG participa de evento do NPCOM
Presidentes de entidades da classe publicitária discutem remuneração e representatividade em noite de palestras
A convite do Núcleo dos Profissionais da Comunicação de Cascavel (NPCOM), representantes do Conselho Executivo das Normas Padrão (CENP) e do Sindicato das Agências de Propaganda do Estado do Paraná (Sinapro/PR) estarão na Associação Comercial e Industrial de Cascavel (ACIC), amanhã (18), às 19 horas, para uma palestra sobre "Remuneração e Representatividade no Mercado Publicitário".
Caio Barsotti, presidente do CENP e Elon César Isfer Garcia, presidente do Sinapro/PR apresentarão às agências da região oeste sua visão do modelo brasileiro de remuneração das agências de propaganda, que é único no mundo, e esclarecer como funcionam as leis que regem a atividade publicitária. Também será pauta o papel das entidades representativas da classe e os benefícios para as agências filiadas.
Segundo a coordenadora de Publicidade e Propaganda da FAG, professora Laila Rotter Schmidt, por meio de sua participação no NPCOM, será oportunizada aos alunos a participação neste evento, como ouvintes - visto que era inicialmente voltado apenas a agências e fornecedores da região. "Foi importante lutar por esta oportunidade, pois é a chance de os alunos conhecerem a forma de remuneração da publicidade com a fonte primária - os próprios representantes das instituições de classe. Além disto, poderão ouvir o debate entre as instituições, agências da região e fornecedores - o qual é extremamente pertinente para quem pretende atuar no mercado de publicidade local, visto que as normas nem sempre são seguidas e o cenário ideal nem sempre se realiza. Como cabe a nós, e principalmente aos nossos futuros profissionais em formação, mudar a realidade, esta é uma oportunidade de ouro para eles", ressalta.
Participam do evento representando a FAG a coordenadora do curso, as professoras Celina Albertassi e Angélica Fonseca Weirich e os acadêmicos do 2º, 4º e 6º períodos. "Há uma forte inter-relação entre o conteúdo das disciplinas de Atendimento Publicitário, Mídia e Legislação, e o conteúdo da palestra. Será muito rico para o professor fazer a relação entre seus conteúdos e o que for apresentado na palestra, principalmente articulando as discussões com os alunos após a palestra em sala de aula", finaliza Laila.
SOBRE O CENP
O Conselho Executivo das Normas-Padrão é uma entidade de ética, com atuação nacional, criada e mantida exclusivamente pelo setor privado para assegurar boas práticas comerciais entre Anunciantes, Agências de Publicidade e Veículos de Comunicação.
Baseia-se nas Normas-Padrão da Atividade Publicitária, documento orientador de melhores práticas, atuando de forma permanente em quatro importantes áreas:
- Certifica a qualidade técnica da Agência de Publicidade, assegurando que ela tenha estrutura física e de pessoal compatível com o mercado no qual atua, inclusive quanto ao uso competente de pesquisas de mídia.
- Mantém depósito, para comprovação pública, das listas de preços dos Veículos de Comunicação, instrumento inibidor de práticas desleais na oferta de preços pelos serviços de veiculação da publicidade.
- Credencia os serviços de informações de mídia oferecidos pelas empresas especializadas e credencia, também, institutos/empresas para atuarem na verificação de circulação dos Veículos de Comunicação impressos.
- Atua como fórum permanente de discussão técnico-comercial da área publicitária. Não é ente público, mas tem as Normas e a Certificação reconhecidas pela legislação federal como instrumento para entes públicos que utilizam a publicidade para o exercício da comunicação.
SOBRE O SINAPRO/PR
O Sinapro/PR - Sindicato das Agências de Propaganda do Estado do Paraná - é uma Entidade Patronal representativa das empresas de propaganda. Sua função é representar a categoria perante fornecedores, veículos e anunciantes, sempre que assuntos de interesse da classe estejam em questão.
O Sinapro/PR existe para fins de estudo, coordenação, defesa e representação legal dos interesses econômicos e morais da categoria. Tem como objetivo colaborar com os poderes públicos e demais associações, na análise e solução dos problemas estruturais e conjunturais que se relacionem com as agências de publicidade do estado do Paraná.
A entidade é administrada por uma gestão bienal eleita sob as formalidades e exigências previstas na lei sindical. Além da sede própria em Curitiba, o Sinapro/PR conta também com delegacias regionais em Maringá e Cascavel.
O Sinapro/PR representa, atualmente, as maiores e mais importantes agências de propaganda do estado do Paraná.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel