Curso de Publicidade da FAG participa de evento do NPCOM

Presidentes de entidades da classe publicitária discutem remuneração e representatividade em noite de palestras

17/08/2015


A convite do Núcleo dos Profissionais da Comunicação de Cascavel (NPCOM), representantes do Conselho Executivo das Normas Padrão (CENP) e do Sindicato das Agências de Propaganda do Estado do Paraná (Sinapro/PR) estarão na Associação Comercial e Industrial de Cascavel (ACIC), amanhã (18), às 19 horas, para uma palestra sobre "Remuneração e Representatividade no Mercado Publicitário".

Caio Barsotti, presidente do CENP e Elon César Isfer Garcia, presidente do Sinapro/PR apresentarão às agências da região oeste sua visão do modelo brasileiro de remuneração das agências de propaganda, que é único no mundo, e esclarecer como funcionam as leis que regem a atividade publicitária. Também será pauta o papel das entidades representativas da classe e os benefícios para as agências filiadas.

Segundo a coordenadora de Publicidade e Propaganda da FAG, professora Laila Rotter Schmidt, por meio de sua participação no NPCOM, será oportunizada aos alunos a participação neste evento, como ouvintes - visto que era inicialmente voltado apenas a agências e fornecedores da região. "Foi importante lutar por esta oportunidade, pois é a chance de os alunos conhecerem a forma de remuneração da publicidade com a fonte primária - os próprios representantes das instituições de classe. Além disto, poderão ouvir o debate entre as instituições, agências da região e fornecedores - o qual é extremamente pertinente para quem pretende atuar no mercado de publicidade local, visto que as normas nem sempre são seguidas e o cenário ideal nem sempre se realiza. Como cabe a nós, e principalmente aos nossos futuros profissionais em formação, mudar a realidade, esta é uma oportunidade de ouro para eles", ressalta.

Participam do evento representando a FAG a coordenadora do curso, as professoras Celina Albertassi e Angélica Fonseca Weirich e os acadêmicos do 2º, 4º e 6º períodos. "Há uma forte inter-relação entre o conteúdo das disciplinas de Atendimento Publicitário, Mídia e Legislação, e o conteúdo da palestra. Será muito rico para o professor fazer a relação entre seus conteúdos e o que for apresentado na palestra, principalmente articulando as discussões com os alunos após a palestra em sala de aula", finaliza Laila.

SOBRE O CENP

O Conselho Executivo das Normas-Padrão é uma entidade de ética, com atuação nacional, criada e mantida exclusivamente pelo setor privado para assegurar boas práticas comerciais entre Anunciantes, Agências de Publicidade e Veículos de Comunicação.

Baseia-se nas Normas-Padrão da Atividade Publicitária, documento orientador de melhores práticas, atuando de forma permanente em quatro importantes áreas:

  • Certifica a qualidade técnica da Agência de Publicidade, assegurando que ela tenha estrutura física e de pessoal compatível com o mercado no qual atua, inclusive quanto ao uso competente de pesquisas de mídia.
  • Mantém depósito, para comprovação pública, das listas de preços dos Veículos de Comunicação, instrumento inibidor de práticas desleais na oferta de preços pelos serviços de veiculação da publicidade.
  • Credencia os serviços de informações de mídia oferecidos pelas empresas especializadas e credencia, também, institutos/empresas para atuarem na verificação de circulação dos Veículos de Comunicação impressos.
  • Atua como fórum permanente de discussão técnico-comercial da área publicitária. Não é ente público, mas tem as Normas e a Certificação reconhecidas pela legislação federal como instrumento para entes públicos que utilizam a publicidade para o exercício da comunicação.

SOBRE O SINAPRO/PR

O Sinapro/PR - Sindicato das Agências de Propaganda do Estado do Paraná - é uma Entidade Patronal representativa das empresas de propaganda. Sua função é representar a categoria perante fornecedores, veículos e anunciantes, sempre que assuntos de interesse da classe estejam em questão.

O Sinapro/PR existe para fins de estudo, coordenação, defesa e representação legal dos interesses econômicos e morais da categoria. Tem como objetivo colaborar com os poderes públicos e demais associações, na análise e solução dos problemas estruturais e conjunturais que se relacionem com as agências de publicidade do estado do Paraná.

A entidade é administrada por uma gestão bienal eleita sob as formalidades e exigências previstas na lei sindical. Além da sede própria em Curitiba, o Sinapro/PR conta também com delegacias regionais em Maringá e Cascavel.

O Sinapro/PR representa, atualmente, as maiores e mais importantes agências de propaganda do estado do Paraná.

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