Projetos auxiliam na recuperação de pacientes do Hospital São Lucas
O trabalho é desenvolvido pelo curso de Psicologia da FAG em parceria com a artista Sonia Siqueira
O curso de Psicologia da FAG, em parceria com a artista Sonia Siqueira, auxilia na recuperação de pacientes do Hospital São Lucas através dos projetos "Brincando no Hospital" e "Contando Histórias em Instituições de Saúde".
O projeto "Brincando no Hospital" é voltado para a reestruturação da brinquedoteca. "Estamos cuidando, desde a parte da decoração com elementos lúdicos, até a construção de brinquedos, tudo no viés sustentável de reaproveitamento de materiais", explica Claudia Barbosa, coordenadora do curso de Psicologia da FAG e responsável pelo projeto. "Com base na criatividade das crianças nós transformamos os materiais em brinquedos", complementa.
Uma pequena sala do Hospital São Lucas está sendo toda decorada. O objetivo é ajudar na recuperação dos pacientes, trabalhando com jogos feitos de materiais recicláveis e materiais descartados. "Fazemos tentativas com a ideia de tirar do meio ambiente os materiais que foram descartados de maneira incorreta para transformá-los em arte", explica Sonia Siqueira.
Sonia Siqueira, egressa de Educação Física da FAG, é responsável por preparar os alunos do curso de Psicologia para realizarem o projeto "Contando Histórias em Instituições de Saúde". "Muitos estudos falam da importância dos jogos e das brincadeiras para o desenvolvimento da criança e do auxílio na recuperação. O tempo que a criança permanece no hospital, precisa ter estímulo, além das atividades que acontecem na brinquedoteca há atividades que acontecem no leito. Os pais acompanham todas as atividades", esclarece Claudia Barbosa.
O projeto "Contando histórias em Instituições de Saúde" foi lançado em 2014 e continua em plena atividade. Segundo a coordenadora do curso, professora Cláudia Barbosa, os alunos visitam pacientes do Hospital e contam histórias, tornando o ambiente mais descontraído e feliz para os pacientes.
CONCURSO DE BOAS PRÁTICAS
Os projetos "Brincando no Hospital" e "Contando Histórias em Instituições de Saúde" já estão gerando frutos que vão além de ajudar na recuperação dos pacientes. A coordenadora de Psicologia da FAG, professora Cláudia Barbosa, estará em Curitiba, amanhã (20), para apresentar os projetos na Mostra do 1º Concurso de Boas Práticas: Educando na Sustentabilidade.
A Mostra de Projetos integra a programação do Congresso "As conquistas dos ODM e os desafios dos ODS", organizado pelo SESI. A discussão faz parte de uma proposta da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre um conjunto de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que deverão orientar as políticas nacionais e as atividades de cooperação internacional nos próximos quinze anos, sucedendo os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Os ODS propostos foram construídos a partir dos ODM, procurando completar o trabalho já iniciado e responder a novos desafios.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel