1º Congresso Médico Universitário do Oeste do Paraná discute emergência
Evento promovido pelo Centro Acadêmico do curso de Medicina da FAG teve início na manhã de hoje (20) com minicursos
Teve início, na manhã de hoje (20) o 1º Congresso Médico Universitário do Oeste do Paraná (COMUOPAR), promovido pelo Centro Acadêmico do curso de Medicina (CAMERA) da FAG. O evento, que segue até sábado (22), aborda o tema: "A evolução da conduta emergencial". A programação contempla Palestras e Minicursos, focados na temática do Congresso.
De acordo com a acadêmica do 4º ano de Medicina e membro do Centro Acadêmico, Viviane Cristine Maraschin, as palestras terão o formato de aulas, com foco em questões emergenciais em todas as especialidades. Já os minicursos contemplam teoria e prática. "O objetivo do evento é oferecer uma base aos profissionais, daquilo que irão encontrar no dia a dia da vida médica. Todo médico precisa saber atuar com emergências, ter conhecimentos de manejo imediato", destaca.
Estão participando do Congresso estudantes de diversas universidades e faculdades do país. O número de inscritos superou as expectativas. Além disso, segundo o coordenador de Medicina da FAG, Dr. Rui Almeida, o Congresso é importante, pois contribui para o aprendizado dos futuros médicos. "Os alunos que organizaram convidaram profissionais de fora, que não fazem parte do corpo docente do curso, para se discutir outros modos de pensar e de executar", explica.
Na manhã de hoje, aconteceram quatro minicursos: Ortopedia - Talas e Gessos; Cirurgia Cardiovascular - Aneurisma Aórtico, Crise Hipertensiva, Edema Agudo de Pulmão, Infarto do Miocárdio, e o Futuro da Cirurgia Cardíaca no Brasil; Urgência e Emergência - ACLS/ATLS e Cirurgia - Nós e Suturas.
Na oficina de Talas e Gessos, o ortopedista Dr. Pedro Pércio tratou sobre imobilização gessada, para tratamento de fraturas e demais doenças ortopédicas. "Os alunos aprenderam na prática os conceitos teóricos de imobilização de fratura, que é uma situação corriqueira nas unidades de pronto atendimento. No minicurso, eles aprimoraram o aprendizado sobre o assunto", ressalta.
A noite, às 19h, acontece o credenciamento dos participantes e em seguida a palestra de abertura sobre "Dermatite Atópica", com o Dr. Sérgio Zuneda Serafini, que é Professor de Dermatologia da UFPR e Sócio Titular Sociedade Brasileira de Dermatologia.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel