Alunos de Arquitetura da FAG participam de visita técnica a Céu Azul
Visita faz parte da parceria entre o Curso e a Prefeitura para a construção de um marco comemorativo aos 50 anos do município
No último sábado (29), acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo da FAG, acompanhados pelas professoras Renata Esser de Sousa e Fabieli Bombonato, participaram de uma visita técnica ao município de Céu Azul.
A visita é uma das etapas da parceria que foi firmada entre o Curso, através do Laboratório de Projetos, e a Prefeitura para a construção de um marco comemorativo aos 50 anos do município. Segundo a professora Fabieli, o objetivo da visita foi "oportunizar o contato dos alunos com o local em que o monumento histórico será implantado, visando valorizar a criatividade, originalidade inovação e capacidade técnica dos acadêmicos", explica.
Após a primeira reunião no dia 03 de agosto, em que foram discutidos os primeiros detalhes em relação à parceria, que prevê a realização de um Concurso de Projetos para a construção do marco comemorativo, foi realizado um encontro com os alunos para apresentação do Projeto. Em seguida foi lançado o edital e o Concurso obteve 47 equipes inscritas, totalizando 165 alunos participantes.
O passo seguinte foi a visita ao município de Céu Azul no último sábado. De acordo com a professora Renata, os alunos foram recepcionados pelo Prefeito Jaime Basso, vice João Canfrides Betto, primeira dama Dilva Basso e secretários com um café da manhã. "Após a recepção, visitamos o local onde será construído o monumento e depois fomos até Parque Nacional do Iguaçu. Os alunos ficaram muito animados com a visita e estão bastante motivados com o Concurso", destaca.
Para embasar teoricamente o desenvolvimento da parte conceitual do Projeto, amanhã (02), os alunos participam de uma palestra com os professores do curso Solange, Guilherme e Marcelo, que irão tratar sobre Semiótica e Monumentos. Os trabalhos deverão ser entregues até o dia 29 deste mês. "Após a entrega, os trabalhos passarão por uma seleção interna, sendo selecionadas as três melhores propostas, que serão encaminhadas à Prefeitura de Céu Azul. A escolha da que será executada, vai acontecer através de votação popular", aponta a professora Renata.
Para a docente, este é um projeto em que os alunos ganham portfólio e experiência, "pois projetar monumentos históricos não é algo muito comum no dia a dia do arquiteto", frisa Renata. A coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da FAG, professora Solange Smolarek Dias, complementa que "é raro o profissional ter a oportunidade de projetar um monumento, apesar de ser uma das atribuições do Arquiteto. Por isso, este concurso é uma oportunidade imperdível", finaliza.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel