Psicologia da FAG desenvolve cartilhas informativas para escolas de Cascavel

Os acadêmicos do 5º período apresentaram materiais sobre os principais distúrbios de aprendizagem

03/09/2015


Os acadêmicos do 6º período de Psicologia da FAG desenvolveram materiais informativos sobre os principais distúrbios de aprendizagem. A atividade fez parte da disciplina de Aprendizagem e Processos Sociais na Escola, ministrada no 5º período do curso.

Cleuza Gross Ronsani, professora responsável por ministrar a disciplina explica o encaminhamento das atividades. "A proposta da atividade deu-se devido à necessidade dos alunos estarem vivenciando, na prática, as queixas escolares que chegam aos psicólogos. O psicólogo escolar ou psicólogo clínico recebe a queixa de dificuldade de aprendizagem e transtorno de aprendizagem. Sendo assim, foi proposto para os alunos elencarem uma escola (cada grupo fez a escolha da escola particular ou privada) e entrevistarem os profissionais envolvidos, a ponto de fazer um levantamento de quais as queixas comuns dentro do ambiente escolar que são encaminhadas aos psicólogos. Os alunos desenvolveram um livreto informativo e colocaram informações que tratavam de aspectos como: 'o que é a dificuldade', 'quais as causas', 'qual o tratamento', 'quais intervenções' e fizeram a devolutiva para escola com esse material por eles produzido, a fim de informar, não somente alunos e professores, mas também  os familiares", explica Cleuza.

Saionara Paola Tobaldini, acadêmica do 6º período, realizou o trabalho no semestre passado e fez parte do grupo que tratou sobre o TDAH. "Foi o que mais se sobressaiu na escola escolhida, onde pudemos percebemos crianças com dificuldades. Na oportunidade conversamos com os profissionais da escola e com os alunos para entender a situação na qual as crianças se encontravam. A experiência serviu para compreendermos as situações escolares e unir a teoria com a prática. Tivemos ciência que antes de prescrever o diagnóstico é preciso observar a realidade que a criança está inserida", conta. Tatiane Marina Pinto fez parte do grupo que trabalhou a Dislexia. "Observamos a escola, as pedagogas, professoras e entendemos a situação do ambiente de trabalho da psicologia escolar, através do embasamento teórico realizamos nosso trabalho. A experiência nos mostrou na prática o encaminhamento da psicóloga no atendimento do aluno, entendemos os recursos para o aluno que tem dificuldade de aprendizagem", explica.

1766173555.jpeg
Docente do curso de Direito tem tese aprovada no 1º Congresso do Superior Tribunal de Justiça
19
Dezembro
2025 Cascavel
1766093484.jpeg
Centro FAG promove Semana de Formação Docente com atividades presenciais e virtuais
18
Dezembro
2025 Cascavel
1766091124.jpeg
Fundação Assis Gurgacz realiza 9ª edição do Aprendiz de Ouro
18
Dezembro
2025 Cascavel
1765932764.jpg
Colaboradores participantes do Projeto Formar para Transformar recebem primeira certificação
16
Dezembro
2025 Cascavel
1765928024.jpg
Professora e egressa de Fonoaudiologia é aprovada em Mestrado em Letras
16
Dezembro
2025 Cascavel
WhatsApp Image 2025-08-25 at 19.05.32.jpeg
FAG Toledo terá horário especial de atendimento para o fim de ano
15
Dezembro
2025 Toledo
1765559417.jpeg
Arquitetura e Urbanismo do Centro FAG se antecipa a novas diretrizes do MEC
12
Dezembro
2025 Cascavel
1765394278.jpeg
Novo livro reúne pesquisas de acadêmicos de Administração
10
Dezembro
2025 Cascavel
1765326904.JPG
Primeira formatura no estilo americano em Cascavel faz história no High College do Colégio FAG
09
Dezembro
2025 Cascavel
1765243454.jpg
Palestra com Dado Schneider encerra o ano letivo da Pós-Graduação FAG
08
Dezembro
2025 Cascavel
1765242698.jpg
PIBID encerra atividades de 2025 com apresentações, trocas e reconhecimento
08
Dezembro
2025 Cascavel
1765198210.jpg
NOTA DE PESAR
08
Dezembro
2025 Cascavel