Professores de Jornalismo da FAG publicam livro em formato e-book
"Jornalismo em Análise" traz artigos produzidos por acadêmicos do curso, orientados pelos docentes
Os professores do curso de Jornalismo da FAG, Ana Cláudia Valério e Alex Sandro Araújo Carmo, publicaram recentemente o livro, em formato e-book, "Jornalismo em Análise". A publicação traz uma coletânea de artigos produzidos por acadêmicos de Jornalismo da FAG e orientados pelos professores. O livro foi publicado pela Editora Fasul.
De acordo com a professora Ana Cláudia Valério, o livro traz uma reflexão plural ao profissional de Jornalismo, com uma série de estudos e análises que aliam a teoria e a prática do mercado de trabalho. "Todos os materiais expostos nesta obra se configuram como olhares críticos da realidade, da produção jornalística, seja ela local ou nacional, nos mais diversos meios de comunicação. A diversidade de temas aqui apresentados demonstra a multiplicidade de olhares com viés científico que o jornalismo e a prática noticiosa permitem. Outro ponto a ser destacado é a amplitude das metodologias utilizadas como norteadoras das análises propostas", explica a docente.
O professor Alex complementa que o livro traz um rico material acerca dos conteúdos, abordagens, discursos, critérios relacionados ao jornalismo, procurando elucidar e exemplificar, através de estudos de caso, parte das questões que são inerentes ao campo jornalístico. "É um olhar mais aprofundado, que só foi possível com um mergulho em teorias que norteiam a comunicação e de forma mais específica o jornalismo. Esperamos contribuir com comunicólogos e jornalistas e também com aqueles que estão iniciando o seu caminho acadêmico, orientando para um olhar mais crítico da área. E principalmente para que a reflexão possa orientar uma melhor prática", destaca.
Seis egressos do curso de Jornalismo tiveram seus Artigos de conclusão de curso transformados em ensaios para o livro. Bruna Molena conta sobre seu trabalho. "Realizei uma análise de discurso da linha francesa sobre uma matéria da revista Capricho, comparando o editorial, a fim de comprovar que a revista, reproduz e revalida os padrões de beleza e moda vigentes hoje", explica. Segundo ela, foi interessante desenvolver tal pesquisa e comprovar sua ideia inicial através de análises.
Crislaine Lazarini sentiu-se muito feliz em participar da atividade. "Escrevi sobre os critérios de noticiabilidade encontrados no programa Tempo Quente. Junto com a professora Ana Cláudia Valério, identificamos vários critérios os descrevemos. Acredito que a oportunidade de participar dessa coletânea seja única e muito benéfica", conta. Segundo a acadêmica, a participação contribuiu para sua formação, "é um trabalho que posso apresentar no currículo, logo, senti orgulho não só de mim, mas dos colegas e dos professores", valoriza.
Isabel Lied complementa que o sentimento em ver o livro pronto foi de orgulho. "É muito bom perceber que toda minha dedicação durante a elaboração do artigo acadêmico transformou-se em um estudo que possa transferir conhecimento a acadêmicos e/ou jornalistas. Este é o primeiro passo para uma carreira, um portfólio para qualquer graduado. Ter um artigo publicado é um diferencial em currículo no mercado de trabalho", diz Isabel.
Daiane Cavalca da Silva relata a emoção e a satisfação em ter seu trabalho reconhecido. "Nessas linhas tem cada pensamento que me guiou pelas vias do jornalismo, além de me impulsionar pra uma visão muito mais ampla e complexa do que eu mais gosto, que é o jornalismo literário", finaliza.
Para ter acesso à publicação, clique aqui.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel