Em clima de Rock and Roll Jornalismo da FAG promove papo com profissionais
Papo de Jornalista organizado pelos acadêmicos do 2º período impressionou os convidados
Na noite de ontem (02), aconteceu o Papo de Jornalista na Faculdade Assis Gurgacz, com o tema Rock and Roll. Os acadêmicos do 2º período do curso de Jornalismo ficaram responsáveis pela organização do evento, que faz parte da disciplina de Comunicação e Eventos, ministrada pela professora Juliana Dotto. "Todos os alunos se envolveram em uma parte do evento a fim de ter noção de como funciona organização e planejamento. Foram separados vários grupos responsáveis por buscar a campo o tema a ser discutido, escolher a temática, preparar a decoração, o cerimonial, a cronometragem, a parte técnica, entre outras diversas funções", conta Juliana Dotto, professora da disciplina. Segundo a docente, os alunos foram os protagonistas do evento e aprenderam a particularidade da organização e do trabalho em equipe.
Os convidados para o bate-papo foram os jornalistas Fábio Conterno, Jeferson Popiu e Edivaldo Candido. O tema foi jornalismo investigativo e cada um tratou o assunto a partir de suas experiências da vida profissional. "Tentei colaborar, de alguma forma, com a formação dos acadêmicos para que eles visualizem que o Jornalismo investigativo não é somente a primeira visão das grandes redes, das reportagens que repercutem nacionalmente, mas sim algo que nós vivenciamos diariamente, numa proporção menor, numa estrutura menor, adaptando a nossa realidade, não com tanta repercussão nacional ou estadual, mas local", explica Edivaldo Candido. Segundo o Jornalista, a intenção é revelar as situações do dia a dia, pois o conhecimento adquirido na faculdade é a base, mas, "na prática surgem alguns imprevistos, então entra o papel do Jornalista mais experiente para nortear o novo profissional", complementa.
O professor Claudemir Cesar Hauptmann ficou responsável por ser o mediador dos trabalhos. "Os profissionais presentes passaram pelos bancos acadêmicos e tem conhecimento teórico e prático na área, e a intenção é provocar os convidados e os alunos, de modo a construir reflexões que nos permitam avançar no que tange a qualidade do jornalismo praticado em Cascavel e região", esclarece.
Elana Macedo Laurindo, acadêmica do 2º período, conta sobre a experiência de organizar o evento. "A nossa preparação vem acontecendo há um mês, e a turma se dividiu em grupos, alguns responsáveis pela decoração, outros pelo convite, e outros pela divulgação", diz. Segundo ela, através de pesquisas de campo realizadas com acadêmicos de jornalismo dos outros períodos, foi tomada a decisão de tratar do tema Jornalismo Investigativo. "É sempre uma experiência maravilhosa ter um diálogo com profissionais", complementa.
Ralph Willians de Camargo, coordenador de Jornalismo da FAG, conta que o Papo de Jornalista é um evento tradicional do curso e surgiu como um evento pequeno dentro da disciplina de Comunicação e Eventos. "Ao longo de tempo, o evento que era pequeno, foi criando forma e se transformando, de modo a percebermos que existia a possibilidade de aproximar o aluno dos profissionais, com fala específica. Dessa maneira, a ideia do evento é compartilhar experiências, pois para o aluno é importante esse momento, uma vez que enriquece a experiência acadêmica, pois se discute a experiência profissional", diz.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel