Docente de Fonoaudiologia da FAG conclui mestrado
A professora Karlla Cassol tratou sobre a exposição das gestantes agricultoras aos agrotóxicos e os possíveis problemas à saúde
A professora do curso de Fonoaudiologia da FAG, Karlla Cassol, concluiu recentemente seu mestrado na Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Em sua dissertação, tratou sobre a exposição das gestantes agricultoras aos produtos agrotóxicos e as possíveis intercorrência que isso pode causar a saúde da mulher e do feto. O objetivo do trabalho foi traduzir, adaptar e desenvolver o estudo normativo preliminar do Questionário KAP (Knowledges, Attitudes and Practices - LORENZ et al., 2012).
Nesse processo, o protocolo foi traduzido para o português, realizada a análise semântica adequando os termos para melhor entendimento na língua portuguesa, e em seguida retraduzido para o inglês. O instrumento foi aplicado em 50 gestantes, que residiam nas regiões de Irati e Guaraniaçu, no Paraná. "As gestantes agricultoras podem estar expostas a diversos efeitos deletérios a sua saúde e de seu feto, e a partir da aplicação desse instrumento foi possível verificar que o mesmo foi coerente e satisfatório para o levantamento do Conhecimento, Atitudes e Práticas de gestantes brasileiras em relação aos agrotóxicos", explica a professora Karlla.
Segundo ela, o estudo também apontou, assim como outros dados encontrados na literatura, inadequações referentes aos programas e ações de prevenção da exposição aos agrotóxicos, indicando possibilidades de atuação por parte das esferas públicas de saúde, sobretudo, para o delineamento de políticas e estratégias permeadas por ações educativas e práticas de comunicação de riscos.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel