Agronomia FAG conquista 1º lugar entre faculdades particulares do PR
Avaliação do Ranking Universitário Folha coloca o curso entre os melhores do Estado
O curso de Agronomia da FAG ficou na 1ª colocação entre as faculdades particulares do Paraná, segundo o Ranking Universitário Folha (RUF). A pesquisa realizada anualmente pelo Jornal Folha de São Paulo avalia instituições e cursos de ensino superior de todo o Brasil.
Foram avaliados 203 cursos de Agronomia de instituições de ensino superior públicas e privadas e o curso da Faculdade Assis Gurgacz conquistou o 53º lugar no país. Em âmbito estadual ficou na 8ª colocação, ficando atrás apenas de universidades públicas - Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO). Considerando as instituições privadas, Agronomia da FAG é a 1ª colocada.
A coordenadora do curso, professora Ana Paula Mourão Simonetti, aponta como pontos fortes, que destacam a graduação: professores qualificados - 90% mestres ou doutores -, aulas práticas, incentivo à pesquisa e estrutura - Fazenda Escola anexa ao campus. "Creio que a ótima colocação no ranking se deve à dedicação de um corpo docente comprometido com o aprendizado do aluno, além de um projeto político pedagógico bem estruturado. Ressalto ainda a Fazenda Escola e a disposição dos alunos, que desenvolvem diretamente a prática agronômica em seus trabalhos e estágio", valoriza.
Ana Paula complementa que nestes 11 anos de curso, já foram formadas mais de 20 turmas. "E nos dois indicadores considerados pelo RUF o nosso curso se destaca: ensino de qualidade e empregabilidade", finaliza.
SOBRE O RUF
Na edição deste ano há dois pontos principais: o ranking de universidades e os rankings de cursos. No caso das universidades estão classificadas as 192 instituições de ensino superior (IES) brasileiras - públicas e privadas, considerando cinco indicadores: pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado.
Já no ranking de cursos foram avaliados os 40 cursos com maior número de ingressantes no país, a partir de dois critérios: ensino e mercado. Em cada classificação - que inclui nota do Enade, proporção de docentes mestres e doutores, percentual de professores com dedicação integral e parcial, pesquisa com consultores do Ministério da Educação e Cultura (MEC) e análise do mercado - são considerados os cursos oferecidos por universidades, por centros universitários e por faculdades.
Os dados que compõem os números da avaliação do RUF são resultado de um cruzamento de várias informações contidas em patentes brasileiras, em bases de periódicos científicos, em bases do MEC e em pesquisas nacionais de opinião feitas pelo Datafolha.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel