Egresso do CAUFAG tem projeto entre os finalistas de concurso internacional
Arquiteto Caio Smolarek Dias teve seu projeto entre os 30 selecionados do Concurso para o novo Museu da Bauhaus
O egresso do curso de Arquitetura e Urbanismo da FAG (CAUFAG), Caio Smolarek Dias, teve projeto selecionado dentre as 30 propostas escolhidas para a segunda fase do Concurso Internacional para o novo Museu da Bauhaus em Dessau. O objetivo é a construção do museu para a ocasião do centenário da Bauhaus em 2019.
Segundo Caio, o concurso simboliza a memória da maior escola de arquitetura e design do século passado. A equipe vencedora automaticamente colocaria seu nome no circuito internacional de escritórios de arquitetura conceitual. "O Studio CSD sempre participa de concursos, temos uma meta de quantidade de concursos que participamos anualmente. Apesar de ser um concurso internacional, escolhemos entrar nesse certame pela importância do tema", destaca.
De acordo com o arquiteto, o processo de elaboração foi feito em Cascavel. A equipe do Studio CSD, além do arquiteto Caio, foi formada por outra egressa de Arquitetura da FAG, Camila Nakano e pela acadêmica de Arquitetura Marina Giusti, além da coordenadora de Publicidade e Propaganda da FAG e diretora da Agência Tête-à-Tête, Laila Rotter Schmidt, que ficou responsável pela apresentação.
O projeto Bauhaus também teve o auxílio de outros parceiros, que ofereceram consultoria sobre alguns temas como legislação, maquete, imagens. Participou da equipe de desenvolvimento do projeto arquitetônico juntamente com o Studio CSD, o Atelier 77 do Rio de Janeiro, e do projeto Paisagístico o Sapu, de São Paulo. Colaboraram com a apresentação do projeto, além da agência Tête-à-Tête de Cascavel, o Combo, de Portugal.
O projeto cascavelense se chama Bauhaus 360º e tinha como premissa a maximização da socialização entre pessoas. "A arquitetura se ramifica em 'braços' que se abrem gerando diferentes perspectivas", explica Caio.
No total 815 equipes provenientes dos cinco continentes concorreram na primeira fase, e os 30 finalistas participaram de um colóquio em Dessau em junho e entregaram suas propostas detalhadas no final de julho em Berlim. No início de setembro saiu o resultado. A equipe brasileira não conquistou o 1º lugar, mas para o arquiteto Caio Smolarek Dias, ter ficado entre os 30 melhores representa duas coisas: "que o esforço está surtindo efeito e que os pensamentos teóricos por trás da nossa arquitetura estão começando a aparecer e ser reconhecidos", finaliza.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel