FAG recebeu Simpósio Sul Brasileiro de Ovinos e Caprinos
Evento organizado pelo curso de Medicina Veterinária trouxe debates sobre vários temas relacionados à área
O curso de Medicina Veterinária da FAG promoveu, de segunda-feira (05) até hoje (07), o XVII Simpósio Paranaense de Ovinocultura, V Simpósio Paranaense de Caprinocultura, V Simpósio Sul Brasileiro de Caprinos e Ovinos.
O evento também contou com o apoio do SEAB, ADAPAR, Sindicato Rural de Cascavel, Secretaria de Agricultura de Cascavel, EMATER, Secretaria de Agricultura do Paraná, IAPAR, UFPR, UTFPR, UEL, C´VICTA, CRMVPR, SEBRAE, FAEP, Banco do Brasil, Biovet e Fundação Araucária.
A programação incluiu palestras - nos três dias de simpósio - e a apresentação de trabalhos científicos. Palestrantes renomados trouxeram informações sobre o Panorama Brasileiro da Ovinocultura; Cadeia produtiva; Produção em confinamento, em silagem e a pasto; Custos de produção com planilhas muito bem elaboradas; Sanidade, abordando as doenças que podem acometer os animais, além da demonstração de cortes especiais de ovinos e caprinos e a degustação de pratos preparados com a carne.
Segundo o coordenador de Medicina Veterinária da FAG e presidente da Comissão Organizadora do Simpósio, professor Adriano Ramos Cardoso, a avaliação do evento foi muito positiva. "Desde a palestra de abertura até o encerramento os participantes aprenderam muito, pois uma fala complementou a outra. Nenhum palestrante abordou assuntos repetidos", destaca.
A última atividade do Simpósio foi a demonstração de cortes especiais de ovinos e caprinos, com o consultor em corte de carne, Marcelo Conceição. Ele tem participado de vários eventos do ramo pelo país. "É importante ressaltar que o ovino tem mais rentabilidade que o bovino, mas é uma carne inexplorada, um campo em grande crescimento, tanto em raças como em sabores", explica. No evento, Marcelo fez vários cortes, demonstrando o que pode ser feito e o aproveitamento.
Ao final, ficou definido que a próxima edição do Simpósio será em Guarapuava, na Unicentro.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel