Semana Acadêmica de Farmácia segue com atividades
Hoje (08) acontece oficina no Laboratório de Nutrição às 13h30 e palestra no Auditório do Bloco 1, às 19h
Ontem (07) iniciaram as atividades da Semana Acadêmica de Farmácia da FAG. A programação do primeiro dia envolveu cinco oficinas, as quais buscaram abranger os conhecimentos dos futuros profissionais.
A coordenadora do curso de Farmácia da FAG, professora Patrícia Stadler Rosa Lucca enfatiza a importância de serem oferecidas oficinas em laboratórios para realização de atividades práticas. "O farmacêutico encontra a possibilidade de atuação em áreas diversas, sendo assim, buscamos trazer oficinas que vão além dos conteúdos estudados em sala de aula, para que seja possível aplicá-los nas atividades práticas", valoriza.
Andresa Baggio ministrou a oficina Preparo de aromatizantes de ambiente. "O objetivo é fazer aromatizadores de ambiente, seja para casa ou para o automóvel, visto que o profissional farmacêutico produz esses tipos de perfumes e essências no dia a dia", revela. Segundo a docente, a prática é importante para uma produção mais caseira ou mais em nível de comercialização. "O aluno deve aprender dentro da faculdade como trabalhar com as essências e com os produtos", complementa.
Leyde Peder ministrou a oficina sobre Coleta de Sangue. Num primeiro momento foi feita uma breve introdução a respeito de coleta geral e, em seguida os alunos realizaram a parte prática. "Coleta de sangue é de suma importância, uma vez que quando se fala em análises clínicas, na parte pré-analítica, um dos principais itens envolvidos é a parte da coleta. É importante que o farmacêutico saiba de sua importância e do armazenamento do material biológico", explica.
João Rutkausks ministrou a oficina sobre Prescrição farmacêutica de medicamentos alopáticos e fitoterápicos. "Hoje vai ser tratado sobre um tema recente, que se remete à Prescrição farmacêutica de medicamentos alopáticos (são geralmente comprados nas farmácias) e fitoterápicos (ou plantas medicinais que entram como terapias alternativas). A aula foi baseada nos preceitos determinados pela resolução 586 de 2013 e depois os alunos foram para a parte prática, em que redigiram suas próprias receitas", esclarece. Segundo João, a prescrição de receitas é um ponto ainda não muito comum na prática farmacêutica, mas será importante futuramente na profissão.
Camila Boni, do 8º período participou da oficina sobre Bases de dados para pesquisa bibliográfica em ambiente virtual com o professor Claudinei Mesquita. Segundo ela, o estudo foi muito produtivo, visto que está em processo de escrita do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). "A oficina delimitou-se para assuntos relacionados à pesquisa, dessa maneira, foi possível entender como pesquisar artigos de conteúdo confiável", diz.
Hoje (08) acontece oficina no Laboratório de Nutrição das 13h30 às 17h sobre Processamento na fabricação de conservas com a docente Maria Izabel Pereira e às 19h palestra no auditório do Bloco 1 sobre Fiscalização Sanitária com Claudete M. C. Predebon.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel