Noite de abertura da 13ª edição do ECCI lota anfiteatro da FAG
Paulo Storani cativou o público com o tema "Missão dada, Missão cumprida"
Na noite de ontem (19) a Faculdade Assis Gurgacz e a Faculdade Dom Bosco promoveram a abertura da 13ª edição do Encontro Científico Cultural Interinstitucional - ECCI.
A palestra, que tinha como tema "Missão dada, Missão cumprida", foi ministrada por Paulo Storani, um dos oficiais que inspirou o personagem Capitão Nascimento, do filme "Tropa de Elite", interpretado pelo ator Wagner Moura.
Para a abertura do evento, Aline Gurgacz Ferreira, coordenadora de pesquisa e extensão e responsável pela organização do ECCI da FAG e Dom Bosco, em sua fala, valorizou a Iniciação Científica. Segundo ela, pesquisas e projetos contribuem para ampliar os conhecimentos e potencializar as experiências profissionais. Com grande satisfação, chamou ao palco a equipe responsável pela organização do evento e valorizou o trabalho de cada um.
O diretor geral da FAG, Sérgio de Angelis, pontuou o número de trabalhos inscritos no evento e se mostrou surpreso diante do crescimento do evento e sua repercussão ao longo dos anos. De acordo com o diretor, a pesquisa engloba todo e qualquer esforço para alargar as fronteiras do conhecimento e, de modo peculiar, o ECCI tem o método de abrilhantar o conhecimento.
Antes da palestra da noite, os acadêmicos do 6º período de Psicologia da FAG realizaram uma bela apresentação cultural. "Pra quem é Addam" é a representação de uma parte do musical brasileiro da Família Addams.
E no momento principal da noite, Paulo Storani cativou o público com sua palestra. Em sua fala, o ex-capitão do BOPE instigou aos alunos a serem protagonistas de suas próprias vidas. Atitude, superação, dedicação são essenciais para o sucesso. Para Storani, não devemos ser meros trabalhadores, mas sim missionários. "O missionário é atraído pela missão e vai além da sua natureza para realizar seus grandes objetivos", destacou.
Questionado sobre a construção do Capitão Nascimento para o filme "Tropa de Elite", Storani explica que "o personagem é inspirado em três capitães do BOPE e eu sou apenas um dele. Algumas missões que aparecem no filme são as que eu comandei. Por conta de eu ter treinado os atores e, inclusive o próprio Wagner Moura, a maneira como ele procede nas ações é muito semelhante com as que ele aprendeu comigo".
O ex-capitão do BOPE conta que ter integrado o Batalhão é um marco em sua vida, um marco transformador. "Nossas vidas são marcadas por pontos de rupturas que definem um antes e um depois, sendo assim, posso afirmar que o Batalhão de Operações Especiais foi isso em minha vida. O que eu penso e o que eu sinto e a forma de agir são baseadas em princípios e conceitos que eu aprendi no BOPE, isto é, a forma de ver o que tem que ser feito, a forma de enfrentar desafios, a importância da aplicação do método para buscar a melhor forma de fazer algo, definindo missão, planejando, preparando, executando com disciplina, fazendo o melhor com excelência e avaliando constantemente aquilo que faz, como um processo permanente e contínuo de melhoria da performance. Dessa maneira, chega-se, naturalmente, ao auto desempenho e a alta performance, através da disciplina e a vontade de se superar", comenta.
Storani destaca ainda que seu objetivo com a palestra foi causar uma reflexão sobre o desafio que os universitários brasileiros têm quando escolhem uma profissão, ou seja, o que irão enfrentar quando chegarem ao mundo real das contas para pagar. Além de questioná-los sobre qual tipo de profissional e qual tipo de cidadão que eles querem ser. "A crise enfrentada pelo Brasil hoje tem que ser vivida e dela tirar grandes modelos para que, assim, as pessoas busquem, através de uma reflexão, fazerem o melhor e conseguirem distinguir entre o certo e o errado. Esse modelo do país não pode ser visto como um modelo vitorioso, porque senão, será essa a mensagem que ficará para o jovem. Não se pode deixar de haver responsabilização pelas coisas erradas que são feitas, pois isso vai afetar diretamente o futuro de todos nós, principalmente dos que estão na academia hoje", finaliza o palestrante.
Hoje e amanhã (20 e 21) acontece a programação elaborada pelos cursos, com oficinas e a apresentação de trabalhos científicos (Banner, Resumo expandido e Artigo completo).
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel