Noite de abertura da 13ª edição do ECCI lota anfiteatro da FAG

Paulo Storani cativou o público com o tema "Missão dada, Missão cumprida"

20/10/2015


Na noite de ontem (19) a Faculdade Assis Gurgacz e a Faculdade Dom Bosco promoveram a abertura da 13ª edição do Encontro Científico Cultural Interinstitucional - ECCI.

A palestra, que tinha como tema "Missão dada, Missão cumprida", foi ministrada por Paulo Storani, um dos oficiais que inspirou o personagem Capitão Nascimento, do filme "Tropa de Elite", interpretado pelo ator Wagner Moura.

Para a abertura do evento, Aline Gurgacz Ferreira, coordenadora de pesquisa e extensão e responsável pela organização do ECCI da FAG e Dom Bosco, em sua fala, valorizou a Iniciação Científica. Segundo ela, pesquisas e projetos contribuem para ampliar os conhecimentos e potencializar as experiências profissionais. Com grande satisfação, chamou ao palco a equipe responsável pela organização do evento e valorizou o trabalho de cada um.

O diretor geral da FAG, Sérgio de Angelis, pontuou o número de trabalhos inscritos no evento e se mostrou surpreso diante do crescimento do evento e sua repercussão ao longo dos anos. De acordo com o diretor, a pesquisa engloba todo e qualquer esforço para alargar as fronteiras do conhecimento e, de modo peculiar, o ECCI tem o método de abrilhantar o conhecimento.

Antes da palestra da noite, os acadêmicos do 6º período de Psicologia da FAG realizaram uma bela apresentação cultural. "Pra quem é Addam" é a representação de uma parte do musical brasileiro da Família Addams.

E no momento principal da noite, Paulo Storani cativou o público com sua palestra. Em sua fala, o ex-capitão do BOPE instigou aos alunos a serem protagonistas de suas próprias vidas. Atitude, superação, dedicação são essenciais para o sucesso. Para Storani, não devemos ser meros trabalhadores, mas sim missionários. "O missionário é atraído pela missão e vai além da sua natureza para realizar seus grandes objetivos", destacou.

Questionado sobre a construção do Capitão Nascimento para o filme "Tropa de Elite", Storani explica que "o personagem é inspirado em três capitães do BOPE e eu sou apenas um dele. Algumas missões que aparecem no filme são as que eu comandei. Por conta de eu ter treinado os atores e, inclusive o próprio Wagner Moura, a maneira como ele procede nas ações é muito semelhante com as que ele aprendeu comigo".

O ex-capitão do BOPE conta que ter integrado o Batalhão é um marco em sua vida, um marco transformador. "Nossas vidas são marcadas por pontos de rupturas que definem um antes e um depois, sendo assim, posso afirmar que o Batalhão de Operações Especiais foi isso em minha vida. O que eu penso e o que eu sinto e a forma de agir são baseadas em princípios e conceitos que eu aprendi no BOPE, isto é, a forma de ver o que tem que ser feito, a forma de enfrentar desafios, a importância da aplicação do método para buscar a melhor forma de fazer algo, definindo missão, planejando, preparando, executando com disciplina, fazendo o melhor com excelência e avaliando constantemente aquilo que faz, como um processo permanente e contínuo de melhoria da performance. Dessa maneira, chega-se, naturalmente, ao auto desempenho e a alta performance, através da disciplina e a vontade de se superar", comenta.

Storani destaca ainda que seu objetivo com a palestra foi causar uma reflexão sobre o desafio que os universitários brasileiros têm quando escolhem uma profissão, ou seja, o que irão enfrentar quando chegarem ao mundo real das contas para pagar. Além de questioná-los sobre qual tipo de profissional e qual tipo de cidadão que eles querem ser. "A crise enfrentada pelo Brasil hoje tem que ser vivida e dela tirar grandes modelos para que, assim, as pessoas busquem, através de uma reflexão, fazerem o melhor e conseguirem distinguir entre o certo e o errado. Esse modelo do país não pode ser visto como um modelo vitorioso, porque senão, será essa a mensagem que ficará para o jovem. Não se pode deixar de haver responsabilização pelas coisas erradas que são feitas, pois isso vai afetar diretamente o futuro de todos nós, principalmente dos que estão na academia hoje", finaliza o palestrante.

Hoje e amanhã (20 e 21) acontece a programação elaborada pelos cursos, com oficinas e a apresentação de trabalhos científicos (Banner, Resumo expandido e Artigo completo).

1766173555.jpeg
Docente do curso de Direito tem tese aprovada no 1º Congresso do Superior Tribunal de Justiça
19
Dezembro
2025 Cascavel
1766093484.jpeg
Centro FAG promove Semana de Formação Docente com atividades presenciais e virtuais
18
Dezembro
2025 Cascavel
1766091124.jpeg
Fundação Assis Gurgacz realiza 9ª edição do Aprendiz de Ouro
18
Dezembro
2025 Cascavel
1765932764.jpg
Colaboradores participantes do Projeto Formar para Transformar recebem primeira certificação
16
Dezembro
2025 Cascavel
1765928024.jpg
Professora e egressa de Fonoaudiologia é aprovada em Mestrado em Letras
16
Dezembro
2025 Cascavel
WhatsApp Image 2025-08-25 at 19.05.32.jpeg
FAG Toledo terá horário especial de atendimento para o fim de ano
15
Dezembro
2025 Toledo
1765559417.jpeg
Arquitetura e Urbanismo do Centro FAG se antecipa a novas diretrizes do MEC
12
Dezembro
2025 Cascavel
1765394278.jpeg
Novo livro reúne pesquisas de acadêmicos de Administração
10
Dezembro
2025 Cascavel
1765326904.JPG
Primeira formatura no estilo americano em Cascavel faz história no High College do Colégio FAG
09
Dezembro
2025 Cascavel
1765243454.jpg
Palestra com Dado Schneider encerra o ano letivo da Pós-Graduação FAG
08
Dezembro
2025 Cascavel
1765242698.jpg
PIBID encerra atividades de 2025 com apresentações, trocas e reconhecimento
08
Dezembro
2025 Cascavel
1765198210.jpg
NOTA DE PESAR
08
Dezembro
2025 Cascavel