FAG busca dar continuidade às pesquisas sobre a Fosfoetanolamina
A intenção da Faculdade é desenvolver os estudos iniciados pelo pesquisador da Universidade de São Paulo (USP), Gilberto Chierice
A Faculdade Assis Gurgacz (FAG) está com a intenção de dar continuidade às pesquisas sobre a Fosfoetanolamina, substância, que segundo pesquisa do professor aposentado da Universidade de São Paulo (USP), Gilberto Orivaldo Chierice pode curar o câncer.
O professor coordenou por mais de 20 anos os estudos com a fosfoetanolamina sintética, que imita uma substância presente no organismo e sinaliza células cancerosas para a remoção pelo sistema imunológico. Como qualquer pesquisa científica, existem etapas necessárias para a comprovação. Neste caso, faltam os dados clínicos, que têm planejamento e controle rigorosos, além de um acompanhamento contínuo dos pacientes.
Mesmo sem ser liberada pela Anvisa, a produção de cápsulas com substâncias está sendo feita pela USP de São Carlos graças a decisões judiciais.
Este entrave fez com que o presidente da FAG Assis Gurgacz fosse em busca de informações, para que a Faculdade possa contribuir com as pesquisas na área. Durante esta semana foram realizados vários encontros com a equipe de pesquisadores do grupo do Dr. Gilberto. Vereadores de Cascavel e Deputados também abraçaram a causa e, hoje (23), a FAG recebeu a visita do médico Renato Meneguelo, que integra do grupo de pesquisa. Ele conheceu a estrutura da Faculdade para verificar de que forma a Instituição pode colaborar. Também esteve presente na ocasião a deputada federal Leandre, uma das defensoras da causa.
Segundo presidente da FAG, a intenção é ajudar. "Se nós podemos salvar vidas, por que arquivar um projeto de 25 anos?", questiona Assis.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel