Plano de Emergência é tema da Pós em Gestão e Prevenção contra Incêndio
Módulo foi ministrado pelo Professor Capitão Amarildo Roberto Ribeiro, do Corpo de Bombeiros do Paraná
A Pós-Graduação em Gestão e Prevenção contra Incêndio e Pânico teve módulo sobre Planos de Ação e Emergência, com o Capitão Amarildo Roberto Ribeiro, do Corpo de Bombeiros do Paraná. Capitão Amarildo possui graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo União Educacional de Cascavel (2005), graduação em Oficial Bombeiro Militar pela Academia Policial Militar do Guatupê (1999) e especialização em Engenharia de Segurança Contra Incêndio e Pânico pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2010). Atualmente é Professor de Especialização em Prevenção de Incêndio da Faculdade Assis Gurgacz e Capitão Bombeiro Militar do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Prevenção Contra Incêndios.
Sobre o módulo de Planos de Ação e Emergência, o professor destaca ser de fundamental importância para o profissional da área, pois, assim como não é concebível iniciar a obra sem um projeto, também não se pode elaborar o Projeto de Incêndio. "Principalmente para obras relacionadas a riscos específicos como armazenamento e transporte de produtos perigosos, indústrias e parques petroquímicos, indústrias que trabalham com riscos específicos, locais com grande concentração de público, sem um Plano de Emergência, que se traduz num planejamento das ações a serem desenvolvidas em caso de incêndios, explosões e demais situações que coloquem as pessoas do local da vizinhança e risco, tudo isso precedido de uma Análise dos riscos existentes", explica o Capitão Amarildo.
Durante a disciplina, os alunos aprenderam os conceitos e técnicas utilizadas para a elaboração dos vários tipos de Planos de Emergência (Plano de Emergência contra Incêndio, Plano de Contingência, Plano de Atendimento a Emergências com Produtos Perigosos). "Aprende as fases para a elaboração do plano, além da necessidade dos treinamentos simulados e das constantes auditorias e revisões do documento. Também estuda como deve ser a formação e o cálculo da Brigada de Incêndio, como se desenvolve o treinamento de abandono da edificação", comenta o docente.
O Capitão Amarildo complementa que ao final da disciplina o aluno deverá estar em condições de elaborar o Plano de Emergência completo de uma edificação ou área de risco, bem como realizar o cálculo da brigada de incêndio para os diversos tipos de edificação conforme as normas do Corpo de Bombeiros.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel