FAG sedia lançamento da Regional IPRADE Cascavel
Evento promoveu discussões sobre as mudanças e perspectivas da legislação eleitoral nas eleições de 2016
Na noite de ontem (12), aconteceu o Lançamento da Regional do Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (IPRADE), em Cascavel. O evento foi organizado em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e FAG e contemplou o debate sobre o tema "Eleições 2016: Mudanças e perspectivas da legislação eleitoral".
O objetivo do evento foi fundar a regional do IPRADE na região oeste do Paraná e com essa fundação fomentar a discussão em relação à matéria de direito eleitoral. "E como houve alterações dentro do Direito Eleitoral, a OAB Cascavel, através da comissão de Direito Eleitoral em parceria com a FAG e o IPRADE, estão trazendo nomes renomados a nível paranaense e nacional para discutir o assunto e ver as principais alterações para aplicar no próximo ano", explica o representante da OAB local, o advogado Armando de Souza.
Se fizeram presentes na cerimônia o Ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Doutor Admar Gonzaga; o membro consultor da comissão de direito eleitoral do conselho eleitoral OAB e presidente do IPRADE, Doutor Gustavo Bonini Guedes; o especialista em direito eleitoral e membro da diretoria Instituto Paranaense de Direito Eleitoral, Doutor Moisés Pessuti; o doutor em Direito e ex-presidente do Instituto Paranaense de Direito Eleitoral de Cascavel, Luis Fernando Pereira; a especialista em direito eleitoral e ex-presidente da comissão de direito eleitoral da OAB/Paraná, Doutora Carla Karpstein; e representando a FAG, a professora do curso de Direito Ieda Berger de Souza.
Os temas discutidos no encontro foram: infidelidade partidária e partidos políticos. Em sua fala, o ex-presidente do IPRADE Cascavel, Luis Fernando Pereira, falou sobre o histórico do direito eleitoral, das campanhas, traçando um paralelo com a atualidade, abordando o caso de uma possível cassação da presidente Dilma. A ex-presidente da comissão de direito eleitoral da OAB/Paraná, Doutora Carla Karpstein tratou sobre a prestação de contas nas campanhas, financiamentos privados das empresas nas campanhas.
Já o presidente do IPRADE, Doutor Gustavo Bonini Guedes, abordou a propaganda eleitoral propriamente dita, funcionamento, requisitos, materiais usados na campanha de 2016.
O Ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Doutor Admar Gonzaga, apresentou um panorama geral sobre os principais tópicos da reforma eleitoral em si. "A convite do IPRADE, minha participação é trazer atualizações sobre as reformas, alguns esclarecimentos e falar sobre as alterações e manifestações", afirma.
Ao final, foi aberto para perguntas do público.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel