Egresso de Jornalismo da FAG é um dos ganhadores do Prêmio Amop
Pedro de Brito Sarolli conquistou o 1º lugar na categoria Jornalismo Impresso
Na última sexta-feira (13), foram premiados os vencedores da edição 2015 do Prêmio da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop) de Jornalismo. Com o tema, "Oeste em Desenvolvimento", receberam a premiação os três primeiros colocados nas categorias Fotografia, Radiojornalismo, Telejornalismo e Jornalismo Impresso. Na ocasião, também aconteceu a homenagem ao empresário Jacy Miguel Scanagatta, que recebeu o título de Cidadão Honorário do Oeste do Paraná 2015, título que o presidente da FAG Assis Gurgacz também obteve em 2011. Assis se fez presente na cerimônia, juntamente com autoridades locais, estaduais e nacionais.
Na categoria TV, a jornalista Fernanda Toigo, da Catve, ficou em 2º lugar com o trabalho intitulado "O que se produz aqui". Em jornalismo impresso, dois egressos de Jornalismo da FAG em destaque: Eliane Alexandrino, do Jornal O Paraná, com o trabalho intitulado "Cascavel dribla a crise e micros e pequenas empresas prosperam" conquistou a 2ª colocação e o vencedor foi Pedro de Brito Sarolli, da Revista Sindirural, com o trabalho intitulado "O camarão chegou ao Oeste do Paraná".
Pedro, que se formou em 2012, já atuou na TVFAG - durante a graduação, e em assessorias de imprensa, mas seu foco é o jornalismo impresso. Trabalhou mais de dois anos nos Jornais O Paraná e Hoje. E foi com uma matéria publicada no Jornal Hoje que o jornalista conquistou seu primeiro Prêmio Amop em 2013, o 2º lugar na categoria impresso, com uma matéria sobre uma Pizzaria sustentável. "Como o tema era sustentabilidade, abordei a questão das regras e mudança de atitude de uma pizzaria, que passou a utilizar um sistema sustentável", conta Pedro.
Hoje, o jornalista trabalha em uma Agência e na revista Sindirural, na qual foi publicada a matéria ganhadora da categoria impresso do prêmio Amop deste ano. A matéria tratou de uma mobilização de produtores de Palotina em parceria com a UFPR, para a criação de camarão de água doce consorciado com a tilápia. "Como a revista é voltada aos produtores rurais mostrei as questões de economia e de renda a mais para eles. Além do potencial inovador, pois aqui na região não temos camarão fresco e a iniciativa criou novos mercados", explica.
Segundo Pedro, como o tema do concurso era "Oeste em Desenvolvimento", acreditou que a matéria poderia render e era adequada. "Acho que ganhei por ser um tema interessante e também pela novidade do assunto", destaca. Ele complementa: "com o prêmio me senti valorizado e mais confiante para continuar trabalhando e melhorando ainda mais nessa área".
O jornalista, que já cursa uma Pós-Graduação em Agronegócio, pretende se especializar ainda mais, pois de acordo com ele, "só com conhecimento aprofundado é possível fazer perguntas melhores e explorar os temas de forma diferenciada", completa.
Para o coordenador do curso de Jornalismo da FAG, professor Ralph Willians de Camargo, é um orgulho ter ex-alunos premiados nesse tipo de competição, que envolve toda a classe jornalística do oeste do Paraná. "A premiação foi muito justa, no caso do Pedro especificamente porque ele, tanto na graduação como na profissão, sempre foi um ótimo profissional. Este prêmio consagra não só o trabalho dele, mas a FAG, que contribuiu com a sua formação", finaliza.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel