Projetos de alunos de Arquitetura são apresentados à população de Céu Azul
Trabalhos são fruto do Concurso de Projetos para a construção do marco comemorativo aos 50 anos do município
O Concurso de Projetos para a construção do marco comemorativo aos 50 anos de Céu Azul é uma parceria que fortalece ainda mais os laços da Faculdade com a sociedade. Firmado em agosto entre o curso de Arquitetura e Urbanismo da FAG e o município de Céu Azul, o acordo previa a realização de um concurso de projetos que pudessem representam as bodas de ouro do município.
Foram 47 equipes inscritas, totalizando 165 alunos participantes e em outubro, após avaliação por uma comissão interna, foram selecionados os três melhores. Estes trabalhos foram entregues ao prefeito de Céu Azul, Jaime Basso. E no último dia 29, na abertura do Natal, a população do município teve contato com os acadêmicos e seus respectivos projetos. São os munícipes que ficarão responsáveis pela escolha daquele que será executado.
Na ocasião da votação, foi montada uma tenda com a exposição das três propostas finais, as quais foram explicadas pelos grupos a todos os visitantes do estande. Os trabalhos serão expostos em escolas, e locais públicos da cidade até o dia 17 de dezembro, junto a uma urna itinerante, que está percorrendo o município. "Para nós foi algo extraordinário, pois a população compreendeu a ideia que tentamos passar, foi muito produtivo e marcante para nossas vidas. De certa forma foi nosso primeiro contato com um cliente final, que mostrou interesse, críticas e elogios a cada um dos projetos expostos", explica Jefferson Muller, de uma das equipes.
Segundo Geovani Feltrin, membro de outra equipe, durante todo o evento houve um grande incentivo por parte da administração em convidar a população a passar na tenda e ouvir as explicações dos projetos. "A população, em geral, demonstrou interesse nos projetos, ouviam as explicações, faziam questionamentos e apontamentos. Foi gratificante perceber a participação popular, e o carinho e atenção conosco. De forma profissional, foi ainda mais produtivo, pois podemos vivenciar a dinâmica de defesa dos projetos para populares, os quais, muitas vezes não possuem conhecimento sobre arquitetura. Explicar que além da estética existe um conceito e, acima de tudo, uma preocupação em ser funcional, respeitando toda a história da cidade, e vendo a admiração e o reconhecimento da grande maioria, é enriquecedor", destaca.
Jaqueline Sanagiotto, de outra equipe, também estava presente e confirma a participação da população. "As pessoas estavam bastante interessadas nas propostas. Acredito que independente do resultado a oportunidade que tivemos a partir da parceria da prefeitura de Céu Azul juntamente com a FAG, foi de grande valia. Foi uma experiência quase única durante a graduação, porque tivemos o contato direto com diversos clientes para a mesma proposta", conta.
Sobre este contato com o cliente ainda na graduação, o formando Geovani ressalta a importância para a formação acadêmica. "Acredito que tanto o nosso grupo, que é composto por formandos, quanto os outros dois grupos, puderam desenvolver o contato entre arquiteto/cliente, sem o auxilio de professores, de forma profissional. Um diferencial, que desperta a vontade de melhorar, cada vez mais, e assim estar sempre produzindo bons trabalhos, que em contrapartida, nos oferecem o contato e experiência com o mercado de trabalho, antes mesmo da graduação", comenta.
O resultado final será divulgado no dia 18 de dezembro pela comissão organizadora do concurso.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel