Interdisciplinaridade gera bons resultados no curso de Arquitetura da FAG
Metodologia foi aplicada nos sextos períodos como ponte para o melhor entendimento das disciplinas
No segundo semestre deste ano, os professores do curso de Arquitetura e Urbanismo da FAG (CAUFAG) experimentaram a metodologia da interdisciplinaridade, visando à integração dos conteúdos das disciplinas.
Participaram da ação os professores Moacir Dalmina, de Projeto; Sandra Mattei, de Paisagismo; Guilherme Marcon, de Conforto; Tainã Simoni, de Teoria da Arquitetura e Carolina Sonda e Sciliane Bavaresco, com legislação urbana. Segundo a docente Sandra Magda Mattei Cardoso, o resultado foi muito satisfatório. "A parceria e o comprometimento dos professores do 6o período, possibilitaram que os acadêmicos vivenciassem a experiência de um projeto real, fazendo-os compreender que o conteúdo de uma disciplina é a ponte para outra, que um projeto arquitetônico não se pensa isoladamente, e sim com um conjunto de conhecimentos adquiridos dentro de cada disciplina, que vão complementando as ideias projetuais e solucionado a problemática", afirma.
Ainda de acordo com ela, o 5º e o 6º períodos são considerados um divisor de águas no curso de Arquitetura, é onde os alunos decidem se continuam ou não, porque a partir deste momento os trabalhos vão ficando mais complexos. "Nós, enquanto professores, sempre nos questionamos como seduzir os alunos para que se apaixonem pela Arquitetura, o professor é aquele que mais do que transmitir conhecimentos ou informações tem que despertar no aluno o interesse pelo saber, e acho que com essa metodologia da interdisciplinaridade conseguimos encantá-los, pois eles mesmos relataram através de feedback o resultado positivo, estavam empolgados e estimulados", comenta Sandra.
Foram várias ações sendo desenvolvidas. Uma delas foi a proposta de criação de um Museu da Colonização para o município de Cascavel. A professora Sanda explica que os trabalhos foram avaliados de forma diferenciada, no 1º bimestre os alunos fizeram o inventário através do levantamento do local, terreno, entorno, história, seminários e assistiram palestras com assuntos relevantes ao tema. No 2º bimestre houve exposição do pré-projeto no hall do Bloco 3, onde todos os acadêmicos dos outros períodos podiam ver e compartilhar as ideias. Por fim uma banca externa formada por profissionais arquitetos e urbanistas avaliaram e fizeram considerações, enquanto os acadêmicos apresentavam seus trabalhos mostrando-os em pranchas e maquetes, utilizando o heliodon para simular as fases do sol durante o dia. "Nós professores encerramos esse semestre muito felizes, com a sensação de dever cumprido e com a certeza de os alunos entenderam que mais importante do que o resultado final, foi o processo de como chegar ao resultado", finaliza Sandra.
2025 Cascavel
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2025 Toledo
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