Ex-aluna do Colégio FAG se forma em Escola de moagem de trigo da Alemanha
Lorena Gonzalez da Silva Nunes passou três anos estudando e trabalhando em uma indústria da área
A ex-aluna do Colégio FAG, Lorena Gonzalez da Silva Nunes, se formou na Escola de moagem de trigo, da Escola de Indústria e Comércio de Hoppenlau, em Stuttgart, Alemanha. Esta escola tem parceria com a Faculdade FAG/Dom Bosco há cinco anos e, devido a este convênio, a ex-aluna pode realizar o curso, que teve a duração de três anos.
Na Europa, os alunos quando se formam no ensino médio tem duas possibilidades: fazer um curso universitário ou realiza um curso técnico profissional, em escolas com alto nível e com excelentes laboratórios e professores. "O aluno é patrocinado por uma indústria do setor no qual ele estuda e recebe um valor em dinheiro para os custos de hospedagem e alimentação, além de realizar trabalho na indústria. O estudo é intercalado com o trabalho", explica o professor Dermânio Tadeu, que coordena o convênio entre a FAG e a escola alemã.
Segundo ele, este sistema não existe no Brasil, mas é uma grande alternativa para se ter uma profissão, antes de realizar um curso superior. "Esperamos que outros alunos tenham interesse em realizar projetos como este", relata Tadeu.
Para a ex-aluna do Colégio FAG, Lorena foi uma experiência difícil passar três anos sozinha em um país diferente e trabalhando em uma indústria, "mas os resultados foram positivos, aprendi a língua alemã e conheci outras culturas, maneiras de vida e fiz novos amigos", declara.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel