Retrospectiva 2015 Letras
Momentos culturais, comemorações literárias e promoção ao ensino foram algumas das atividades realizadas pelo curso
O ano de 2015 foi palco de muito talento e arte no curso de Letras. Os valiosos momentos culturais recheados de comemorações literárias permitiram aos acadêmicos e à comunidade externa abranger ainda mais seus conhecimentos, através das atividades voltadas ao ensino.
Os acadêmicos do 4º período do curso de Letras desenvolvem durante todas as terças-feiras atividades de apoio pedagógico em Língua Portuguesa e Inglesa aos alunos do Colégio FAG, sob a coordenação do professor e coordenador do curso Paulo Fachin.
O curso de Letras realizou uma visita ao Colégio Estadual Desembargador Antônio Franco Ferreira da Costa, tradicional instituição de ensino, de Guaraniaçu, onde a professora Suzana Ceccato Casagrande ministrou aos alunos do curso de Magistério a oficina intitulada de "Arte, Literatura, Mídia e Educação".
O 5º período compartilhou as experiências do estágio obrigatório, através de apresentações feitas em sala de aula. A professora Ana Paula Reis é responsável pela disciplina de Metodologia de Ensino de Língua Inglesa e orientou os alunos durante os trabalhos do semestre.
O coordenador do curso de Letras da FAG professor Paulo Fachin e a professora do colegiado Suzana Ceccato Casagrande estiveram no Colégio Estadual do Campo São João, no Distrito de São João D'Oeste, participando das atividades do Dia da Consciência Negra. O Colégio desenvolveu durante todo o ano atividades voltadas ao tema.
Festejar o Halloween já é uma tradição do curso de Letras - Português/Inglês da FAG. O evento aconteceu na Gran Via da faculdade, onde os acadêmicos realizaram apresentações culturais como dança, concurso de comidas, desfile, declamações de poesias macabras e trechos de contos de terror.
A Professora Marilena Salvati, docente dos cursos de Letras e Pedagogia da FAG e coordenadora do TCC, organizou dois encontros no 1º semestre referente ao Projeto Integrador, em conjunto com a coordenação dos dois cursos. O evento tem como objetivo promover discussões sobre temas referentes à educação.
O curso recebeu o professor Doutor Nelson Douhi para ministrar palestra sobre o tema "A Presença Negra em Cascavel". A intenção do evento foi esclarecer os estudos realizados na disciplina de Literatura Ocidental: as diferentes formas de definições de Oriente e Ocidente e a Construção das Culturas Oriental e Ocidental, ministrada pela docente Vera Vilma.
O Dia da Língua Portuguesa foi comemorado através da primeira edição do Verbum Nostrum. O evento consistiu em um sarau, no qual os acadêmicos e professores puderam apresentar as próprias produções literárias.
Os alunos participaram de palestra sobre Educação Especial. Na oportunidade foram discutidas questões relacionadas à Educação Especial e à inclusão escolar, desde a Educação Infantil ao Ensino Superior, com o objetivo de preparar o profissional da educação para o cotidiano escolar e educacional.
Os alunos participaram de palestra sobre cultura surda e de sarau Modernista.
Conquistas
O coordenador de Letras e Pedagogia Paulo Fachin, juntamente com o coordenador de Jornalismo Ralph Willians de Camargo receberam um certificado de parceria transformadora do Instituto GRPCOM. O reconhecimento se deve pelo trabalho realizado no projeto "Televisando o Futuro". A entrega foi realizada pela representante do Instituto na região, Débora Bueno.
O curso de Letras alcançou nota 4 no ENADE de 2014.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel