Orientações sobre alimentação também ganharam espaço no Agita Tancredo
Acadêmicos de Nutrição do Centro FAG esclareceram dúvidas e deram dicas para ajudar a população a manter uma alimentação saudável
Das salas de aula para ela: a grande avenida Tancredo Neves, em Cascavel. Foi esse o destino dos acadêmicos do curso de Nutrição, do Centro Universitário FAG. A missão era única: aliar a prática de esportes com a boa alimentação. Mas ali, nos estandes do maior evento de esportes a céu aberto da cidade, o Agita Tancredo, os acadêmicos toparam com outro desafio: encarar seus medos para orientar o público participante, esclarecer dúvidas e desmistificar alguns temas que rodeiam o universo nutricional. Natalia Vessoni, acadêmica do 5º período do curso, considera que o grande ápice do evento era entrar em contato com todos os tipos de público. "A gente precisa falar com todos que chegam até aqui. São idosos, mães que chegam com seus filhos... E precisamos estar preparados para orientar, cuidar, passar todas as informações corretamente. É um desafio porque, apesar de termos o conhecimento, não temos ainda essa prática para falar com o público", conta.
Segundo Nanci Rouse Teruel Berto, coordenadora do curso de Nutrição, era exatamente esse o objetivo. "Estar em um evento assim é importante tanto para quem vem participar das atividades do Agita Tancredo, quanto para os alunos, que precisam quebrar o medo de atender o público e, assim, eles desenvolvem a habilidade de fazer uma educação nutricional adequada", explica. "Os alunos estão aptos, mas um evento desse porte ajuda a desenvolver a fala", complementa.
Gabriela Muraro também é acadêmica. Ela está no 7º período do curso e, antes do Agita Tancredo, já havia feito trabalho semelhante no Show Rural Coopavel. Porém, segundo ela, é totalmente diferente atender o público que veio até o Agita por conta da variedade dele. "Vem gente de todos os cantos da cidade. Tem pessoas querendo perder peso, tem outras que querem orientações porque seguem uma vida esportiva mais ativa e outros que vêm até aqui para pedir dicas de alimentação pré-treino, pós-treino e para outros momentos do cotidiano", comenta. Gisele Taise, também do 5º período, concorda. "Hoje a gente veio dar orientações nutricionais, 10 passos para uma alimentação saudável, diminuição da quantidade de iodo, sal e açúcar na dieta e é interessante ver que o pessoal está aberto a receber as nossas orientações. Isso mostra que o público conhece mais a nossa função no bom desempenho da saúde", observa.
Hoje, o foco da nossa série de reportagens sobre o "Agita Tancredo" foi o curso de Nutrição, amanhã (10) você conhece o trabalho realizado pelo curso de Fisioterapia no evento. Os textos e fotos foram feitos por acadêmicos de Jornalismo e pela Assessoria de Imprensa do Centro Universitário FAG. Essa notícia contou com a colaboração das alunas Camila Agner (texto) e Roberta Petrosk (fotos), do 5º período de Jornalismo.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel