Alunos das Engenharias Elétrica e de Controle e Automação visitam usina
A viagem foi supervisionada pelo docente Helder J. C. Carozzi, coordenador adjunto de ambos os cursos
Os alunos dos cursos de Engenharia Elétrica e de Engenharia de Controle e Automação, do Centro Universitário FAG, acompanhados pelo coordenador adjunto dos respectivos cursos, professor Helder J. C. Carozzi, visitaram a Usina Hidrelétrica de Salto Santiago, no dia 23 de março.
Na ocasião, os alunos "tiveram a oportunidade de verificar in loco, a manutenção e substituição de tecnologias de alguns conjuntos de turbinas e eletrogeradores, o que segundo o corpo técnico da própria usina, era uma oportunidade ímpar, uma vez que manutenções com elevado grau de complexidade, com consequente alteração de tecnologia, no nível apresentado, não costumam acontecer com certa regularidade", conta o Professor Helder.
A Usina Hidrelétrica de Salto Santiago é controlada pelo grupo franco-belga ENGIE, na cidade de Saudades do Iguaçu, PR. Os alunos puderam ver de perto duas "velhas" turbinas do tipo Francis, sobre o anexo do vertedouro.
O acadêmico Abner S. A. Fernandes, do curso de Engenharia de Controle e Automação, conta que já havia feito visita em outras usinas, todavia, "poder ver a construção e montagem do gerador, bem como o grau de complexidade tecnológica envolvida, valeu muito a pena", salienta. O aluno de Engenharia Elétrica, Leonardo Israel, valorizou a atividade: "Esta oportunidade, tenho por certo, contribuirá grandemente com a minha formação profissional, pois poder entender uma usina hidrelétrica de maneira sistêmica, além de ver seus principais equipamentos, que geralmente se encontram submerso, como é o caso da turbina, é algo que não tem preço", diz.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel