Pós-Graduação promove palestra sobre Educação e Diversidade
A atividade foi voltada aos cursos de graduação das Ciências Humanas
O Programa de Pós-Graduação do Centro Universitário FAG promoveu palestra sobre Educação e Diversidade, na última sexta-feira (15). A atividade aconteceu no anfiteatro da reitoria e foi voltada aos cursos de graduação das Ciências Humanas.
O Vice-Reitor Sérgio de Angelis esteve presente no evento e fez a apresentação do palestrante Wagner Roberto do Amaral, que tratou do tema explanando suas experiências de mais de vinte anos na área.
A docente Silvia Aparecida Cavalheiro é responsável pelo curso de Educação e Diversidade que faz parte do Programa de Pós-Graduação. Segundo ela, a intenção da atividade foi, além de ampliar os conhecimentos dos acadêmicos na área, promover um contato maior com assuntos que se referem ao tema. "A diversidade faz parte do meio no qual os profissionais das Ciências Humanas atuam, portanto, torna-se necessário a ampliação do conhecimento, visando um aprimoramento do conteúdo essencial para as situações que acontecerão ao longo das realidades da profissão", esclarece.
Na oportunidade, também se fizeram presentes os cursos de Letras, Pedagogia e Farmácia.
SOBRE O PALESTRANTE
Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina (1993), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná.
Atualmente é professor adjunto do Departamento de Serviço Social da Universidade Estadual de Londrina. Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Públicas Educacionais no Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: educação popular, alfabetização e educação de jovens e adultos, educação escolar indígena, educação superior indígena, diversidade cultural, território, políticas sociais e direitos sociais.
SOBRE O CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE
O curso busca a construção de um corpus teórico específico, seja para a sustentação de um campo de conhecimento interdisciplinar, bem como, integrar à prática investigativa aspectos de ordem econômica e social que estão imbricados na forma como os sujeitos, grupos, instituições, governos e organizações produzem discursividades, afirmam identidades e dão sentido às suas ações.
Os temas abordados durante os vinte meses de curso são: Diversidade Social e Identidade Nacional; Políticas Públicas para a Diversidade; História e Cultura Indígena e Educação Escolar; Educação Escolar Quilombola; Educação Especial e Inclusão; Cultura dos Povos Ciganos e a Escolarização; Gênero e Diversidade Sexual na escola; O Ensino da História e Cultura Afro Brasileira e Africana; Projetos de Práticas Profissionais.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel