Alunos de Jornalismo participam de visita técnica à RPC Cascavel
Visita propiciou uma visão geral do funcionamento de uma televisão e do processo de produção de um telejornal
Na noite de ontem (05), os acadêmicos do 1º período de Jornalismo, do Centro Universitário FAG, visitaram a sede da RPC Cascavel. A atividade foi coordenada pela professora Ana Cláudia Valério, que ministra a disciplina de Fundamentos do Jornalismo. "A relação entre teoria e prática é imprescindível para o aprendizado. Apesar de os alunos terem acesso aos laboratórios na Faculdade, é muito importante eles observarem o que falamos em sala diretamente no mercado, em situações reais. Neste caso, como é uma turma de 1º período, a ideia da visita foi oferecer um panorama da produção e rotina em uma televisão", explica a docente.
Na visita, os alunos foram recepcionados pela responsável pelo projeto de visitas Débora Regina Bueno, do Instituto GRPCOM. Na sequência, eles passaram por vários setores até chegarem ao estúdio, onde assistiram ao Paraná TV 2ª edição, ao vivo. Ao término do telejornal, a equipe de jornalismo ficou à disposição para responder às perguntas dos estudantes. A apresentadora Adriana Calicchio falou sobre sua trajetória e escolhas profissionais, além de explicar sobre a rotina de produção jornalística.
Para a aluna Aline Oliveira, a visita foi emocionante. "Pude sentir a adrenalina da apuração de notícias, os bastidores, até a execução de um jornal ao vivo. Pudemos ver o que é o jornalismo prático, o friozinho na barriga de fazer parte de algo tão envolvente e emocionante que é o jornalismo, incluindo paixão, dedicação e curiosidade. Acrescentando visões, aprendizados e compartilhamento de histórias", destacou animada.
A professora Ana Cláudia, avaliou a atividade como muito proveitosa. "A forma como a visita foi organizada contribuiu muito para o objetivo da disciplina, já que os alunos conversaram com os profissionais e observaram o processo de produção em uma televisão e de forma específica de um telejornal", declara. A acadêmica Aline complementa que: "trocar informações com jornalistas formados, com experiência, sentindo-se realizados e querendo passar a energia e o incentivo necessário para quem está começando, é algo indispensável na formação profissional de um estudante de Jornalismo. Que venham mais visitas, mais histórias, corações acelerados e brilho nos olhos", finaliza.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel