Professor de Educação Física vai participar das Olimpíadas do Rio de Janeiro
Após processo de seleção, Alceu Martins Junior atuará como Estatístico nos Jogos de Basquete
O professor do curso de Educação Física do Centro Universitário FAG, Alceu Martins Junior, irá participar das Olimpíadas do Rio de Janeiro, que acontecem em agosto. "O momento que recebi a noticia foi ótimo, saber que vou participar das Olimpíadas e que terei grande responsabilidade no evento, é indescritível", destaca o docente.
Foram apenas três selecionadas do Paraná, para atuar nas Olimpíadas, além do professor Alceu Martins Junior, a profissional Carol Sobanski, de Guarapuava e para as Paralimpíadas Joao Celestino, de Londrina. Alceu tem vasta experiência profissional, é árbitro nacional de Basketball desde 1997, coordenador de arbitragem em competições Estaduais e Nacionais pela Federação Paranaense de Basketball e Confederação Brasileira de Basketball. "Atuo no Basquetebol desde 1989, então passa um filme em minha cabeça, é uma realização pessoal que me deixa muito orgulhoso, poder participar do maior evento do Planeta e principalmente com tal responsabilidade. É bom salientar que todas as pessoas que estiveram comigo durante meu período de aprendizagem contribuíram muito para que eu pudesse ser selecionado, anos de doação e aprendizagem no basquetebol como árbitro técnico e uma sucinta passagem como atleta", descreve Alceu.
Inicialmente, o docente se inscreveu no processo seletivo como voluntário, independente da função que desempenharia. Depois surgiu a oportunidade de participar do curso de capacitação. Segundo ele, "o processo de seleção foi nacional, tive que ir duas vezes ao Rio de Janeiro e duas vezes a São Paulo, eram muitos participantes, agora são apenas trinta selecionados para atuação nos Jogos Olímpicos e alguns participarão dos jogos Paralímpicos. Somos nomeados como NTO´s (Oficial Técnico Nacional) e passamos por três fases de capacitação e classificação", explica.
O professor participou de diversos cursos com instrutores da Federação Internacional de Basketball (FIBA). "A função que participei da seleção foi Estatístico, que tem como objetivo principal fazer um relatório em tempo real de tudo que acontece no jogo em termos dos fundamentos e o que os árbitros apitam, passando estas informações para toda imprensa credenciada nos Jogos Olímpicos, Equipes e telespectadores nos ginásios. O processo foi coordenado por Paulo Villas Boas, com seis Olimpíadas no currículo e Fátima Aparecida da Silva, que é Árbitra Internacional e já participou de uma Olimpíada", declara Alceu.
O docente complementa que o momento é de muito orgulho para ele e sua família. "É o começo de um sonho", finaliza.
O BASQUETE NAS OLIMÍADAS DO RIO
- São 24 equipes (masculinas e femininas) com aproximadamente 700 pessoas no total;
- São três arenas, que podem ser adaptadas de acordo com o público e evento;
- Nas Olimpíadas serão disponibilizados 16.000 lugares (cadeiras), ginásio com ar condicionado;
- 90% dos ingressos disponibilizados já foram vendidos.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel