Centro FAG promove mais uma edição do Curso Internacional de Moagem
O curso é dividido em quatro módulos e cada um deles será ministrado por professores alemães, francês e italiano
O primeiro módulo do Curso Internacional de Moagem teve início na manhã desta segunda-feira (23), no Centro Universitário FAG, e contou com a presença do Pró-Reitor Acadêmico, professor Afonso Cavalheiro Neto, do coordenador do curso e do Projeto Trigo Dermânio Tadeu e Professor Doutor Andréas Baitinger, da Alemanha.
Em sua fala de abertura, o Pró-Reitor Acadêmico do Centro FAG, destacou a parceria e qualidade do curso, já que é o único com caráter internacional do Brasil.
Segundo o coordenador do curso e do Projeto Trigo, Dermânio Tadeu, o objetivo do Centro FAG ao trazer para Cascavel é "atender as necessidades moeiras da região Oeste do Paraná, que é o maior polo em moagem do Brasil". Ainda de acordo com Tadeu, o curso vem para melhorar "o processo e a qualidade da farinha e das massas, e é muito importante trazer novas tecnologias e melhor qualidade, agora que o Oeste do Paraná é um polo brasileiro na produção".
Na abertura do curso, Baitinger mostrou como é a produção de trigo na Alemanha, quais os objetivos do país, a demanda, e explicou todo o processo: do preparo da semente à chegada às padarias.
O treinamento internacional é dividido em quatro módulos, ou seja, tem a duração de 4 meses, com encontros presenciais todos os meses que duram cinco dias seguidos, durante todo o dia. Com o total de 21 alunos de todos os estados do Brasil, traz tendências de moagem, e cada módulo contará com um professor estrangeiro. Tadeu explica que "essa semana é só da Alemanha, com o professor Baitinger, mas para os próximos módulos virão mais um alemão, do Norte do país, um francês e um italiano, cada um mostrando o sistema do seu país".
Além dos produtores de cereais, o Centro FAG firmou parcerias com empresas e cooperativas moeiras. O coordenador da gerência técnica e econômica da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), Sílvio Krinski, destacou que a parceria é interessante, pois além da capacitação técnica, há a reciclagem dos profissionais que estão trabalhando nas agroindústrias. "Eles aprendem novos métodos, trocam experiências com outros profissionais de cooperativas e com os instrutores, que trazem conhecimentos de outros países", explica.
Ainda de acordo com o representante da Ocepar, o trigo é uma cultura fundamental, já que mais de 60% do que é produzido é oriundo de cooperativas. "Seis cooperativas do Sistema são moinhos, por isso a necessidade de constante aperfeiçoamento dos profissionais, para dar mais eficiência aos processos agroindustriais", valoriza Silvio.
É o terceiro ano que o Centro Universitário FAG traz o curso para Cascavel e, para participar, não precisa de formação superior, basta estar atuando no mercado de moagem - seja supervisor de moinho ou operador de máquinas - e querer uma formação de melhor qualidade para o serviço.
O curso ainda está com vagas abertas, para quem tiver interesse, é necessário entrar em contato com o NAP - Núcleo de Aperfeiçoamento Profissional FAG, por telefone 45 3321 3756 / 45 3321 3953 ou por e-mail: [email protected] ou [email protected]. Local: Campus Centro FAG - Bloco 04 - Piso Térreo - ao lado do Comitê de Ética.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel