Curso de Biológicas tem a disciplina de Biotecnologia como um dos diferenciais
Acadêmicos participaram de diversas atividades práticas da área, que está em constante expansão
O curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário FAG, sempre inovando, agora tem em seu currículo a disciplina de Biotecnologia. Segundo a professora, Tatiana Peres de Assis Maia, "essa disciplina foi um desafio no começo, por ser um campo muito abrangente, mas durante o semestre, a mesma foi tomando forma, e possibilitou aos acadêmicos entrarem em contato com diversas áreas de atuação", explica.
Foram feitas práticas em diferentes áreas, como a citogenética humana em que "os acadêmicos que se interessam pela área laboratorial, puderam realizar uma cultura de células e posterior extração dos cromossomos, afim de analisar o conteúdo de DNA", comenta a professora. Ainda de acordo com ela, as práticas de fermentação, uma técnica muito utilizada nos processos industriais, colocaram os acadêmicos em contato com as etapas e cálculos acerca da produção alcóolica. "Uma das práticas mais divertidas, foi a preparação de Hidromel, uma fermentação alcóolica, utilizando-se água, fermento, mel e frutas. Nesta prática, cada aluno montou o seu próprio experimento e após 15 dias fermentando, foi possível filtrar e degustar o hidromel produzido". Uma outra prática, também muito trabalhada nos processos farmacêuticos, foi a cromatografia, em que os alunos aprenderam a separar pigmentos vegetais, para posterior extração e purificação, como realizado com os fitoterápicos.
Segundo o acadêmico Rafael Didomênico, "as aulas de biotecnologia abriram o caminho para a ciência tanto na área de trabalho quanto nas universidades, pois o uso da biologia junto com a química e engenharia proporcionou uma visão diferente do que tínhamos anteriormente, apenas em torno da genética, ainda mais agora que é uma área nova e está em crescimento acelerado, devido a descobertas de novas vacinas e o manejo facilitado de moléculas como o DNA e plantas entre outros", ressalta.
Para ele, as aulas práticas facilitam muito, pois é possivel colocar a mão na massa e realizar experimentos, "com a ajuda da professora Tatiana Maia e da coordenadora Karin podemos realizar com mais frequência as atividades. Sinto muito satisfeito com o curso de Biotecnologia", salienta Rafael.
Já a acadêmica Alana Thays Grams afirma que: "as práticas de Biotecnologia são incríveis. E pelo jeito só tende a melhorar. Colocamos em prática o que aprendemos em sala de aula, e a diversão rola solta. As práticas são animadas e dinâmicas, é um momento onde nos sentimos cientistas", finaliza.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel