Psicologia realiza 1ª Olimpíada de Análise Experimental do Comportamento
Alunos do 3º período do curso de Psicologia modelaram o comportamento de seus animais de estimação
Nesta segunda-feira (06), aconteceu a segunda fase da 1ª Olímpiada de Análise Experimental do Comportamento, realizada pelos alunos do 3º período de Psicologia. A atividade foi desenvolvida ao longo da Disciplina de Análise Experimental do Comportamento, ministrada pela professora Patrícia Schnaufer, com o objetivo de aplicar os conceitos de modelagem, reforço positivo e extinção de comportamento aos animais domésticos dos próprios alunos, que visa recompensar o animal por um comportamento adequado.
Num primeiro momento do Projeto, os alunos adestraram ou condicionaram seus bichinhos de estimação com atividades de comportamento simples. Eles escolheram comportamentos para condicioná-los como sentar, ficar, levantar, deitar, rolar, entre outros. Após, os acadêmicos produziram vídeos do processo, que foram apresentados em sala no dia 11 de abril, primeira fase da Olimpíada.
Já na segunda fase, foram escolhidos comportamentos mais complexos, como passar por dentro de argolas, equilíbrio em cima de varas, etc, montando percursos para que o animal pudesse percorrer e, assim, ser analisado. Também foram produzidos vídeos do processo, que foram exibidos nesta segunda-feira (06), no auditório do bloco 4.
O acadêmico Lucas Guerra, do 3º período - noturno, treinou a Frida, uma linda Golden com muita disposição. "Iniciei com bastante antecedência os treinamentos, pois a Frida pulava nas pessoas, corria para dentro de casa, então parti da fase inicial do adestramento, antes mesmo de iniciar as sessões dos vídeos. Logo, com o passar do tempo, ela aprendeu os comandos básicos 'fica', 'senta', e também passar pelo arco e subir na plataforma", explica o acadêmico. Para Lucas a experiência foi válida, uma vez que percebeu que é possível, através de um treinamento, auxiliar no comportamento dos animais.
Gabriela Palmonari, 20 anos, acadêmica do 3º período - matutino, conta que a experiência foi legal, que conseguiu ver a psicologia na prática e, apesar de seu cãozinho não ter correspondido como esperado às atividades propostas, vendo os dos colegas ela pode perceber a evolução no comportamento do animal, que aprende uma coisa pequena e depois só melhora.
Após a análise de todos os vídeos, a professora se reuniu com mais duas docentes do curso para a escolha dos dois grupos vencedores. Os animais que demonstraram melhor comportamento foram um passarinho e uma gata.
Dentre os animais analisados, haviam gatos, cães e passarinhos. Patrícia explica que esse trabalho desenvolve, no aluno, a paciência e a tranquilidade, acalmando o acadêmico, assim como um psicólogo deve ser.
A professora ainda complementa dizendo que a Olimpíada de Análise Experimental do Comportamento existe há tempo em outras faculdades, e decidiu trazer essa experiência para o Centro FAG. "Estou feliz, o feedback foi muito positivo", afirma.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel