Seminário de Práticas Jornalísticas e Publicitárias traz palestra sobre pesquisa
Abertura foi realizada ontem (13), na Acic, e reuniu acadêmicos e profissionais do mercado
Na noite de ontem (13), aconteceu a abertura do 11º Seminário de Práticas Jornalísticas e Publicitárias, organizado pelos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do Centro Universitário FAG, por meio da Agência Experimental de Comunicação Integrada (Agecin). O evento aconteceu no auditório da Associação Comercial e Industrial de Cascavel (Acic) e reuniu mais de 260 acadêmicos e profissionais da comunicação.
A palestra de abertura do evento, organizada em parceria com o NPCOM e a RPC Cascavel, foi proferida pelo diretor comercial - regional sul, da Kantar Ibope, Rodrigo Cierco, que abordou o tema: "Pesquisa na comunicação".
Segundo a coordenadora de Publicidade e Propaganda, Laila Rotter Schmidt, o Seminário tradicionalmente é um evento focado na integração entre academia e mercado, pois proporciona aos alunos trabalhar com clientes reais e convida profissionais atuantes para avaliar os trabalhos. "Com a palestra de abertura promovida em parceria com agentes importantes do mercado como o NPCOM e a RPC ampliamos este diálogo, que acreditamos ser essencial para a formação dos nossos alunos. E foi um sucesso: auditório lotado de acadêmicos e profissionais, lado a lado, discutindo comunicação", destaca. O coordenador de Jornalismo, Ralph Willians de Camargo, complementa que o mais interessante do Seminário é "essa troca de experiências entre os nossos alunos e os profissionais que já estão no mercado há anos".
A partir de hoje (14), acadêmicos dos dois cursos, de todos os períodos, apresentam os trabalhos desenvolvidos nas disciplinas Práticas, durante o semestre, em cada categoria. Em jornalismo são: Jornalismo Alternativo (1º período), Práticas em Audiovisual (3º período) e Jornalismo online (5º período). Em Publicidade: Fundamentos de Marketing (3º período) e Identidade Visual Corporativa (5º período). Além de duas categorias integradas Produção Audiovisual/ Documentário Jornalístico, envolvendo alunos do 7º período dos dois cursos e Fotografia, que é aberta a acadêmicos de qualquer período.
Os alunos serão avaliados por uma banca, que será composta pelo professor da disciplina de prática e por dois convidados (jornalistas/publicitários), que avaliarão os trabalhos segundo critérios pré-determinados. "Os critérios foram definidos de acordo com cada disciplina prática, por seu professor responsável, e foram entregues aos convidados antecipadamente, junto com a via do trabalho protocolada pelo aluno previamente", destaca a coordenadora da Agecin Celina Albertassi.
Além de concorrerem aos prêmios de melhor produto em cada quesito, os alunos competem pelos prêmios Mario Lemanski e ao Galo de Ouro, que contemplam os melhores trabalhos de todo o Seminário, em Jornalismo e Publicidade e Propaganda, respectivamente.
PROGRAMAÇÃO
- 14/06 (terça-feira)
1º Doc FAG - Mostra de Documentários produzidos pelos acadêmicos do 7º período de Jornalismo e Publicidade e Propaganda
19h - Auditório Bloco 02
- 15/06 (quarta-feira)
Apresentação de trabalhos das disciplinas Práticas
JORNALISMO
Categoria: Jornalismo Alternativo
19h - Auditório Bloco 02
PUBLICIDADE E PROPAGANDA
Categoria: Fundamentos em Marketing
19h - Auditório Bloco 01
- 16/06 (quinta-feira)
Apresentação de trabalhos das disciplinas Práticas
JORNALISMO
Categorias: Jornalismo Online e Audiovisual
19h - Auditório Bloco 02
PUBLICIDADE E PROPAGANDA
Categoria: Identidade Visual
19h - Auditório Bloco 01
- 17/06 (sexta-feira)
Premiação
19h - Auditório Bloco 02
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel