Dia de testes de Hepatite B é realizado no Centro FAG
Atividade é uma parceria do curso de Farmácia com o CEDIP (Centro Especializado de Doenças Infecto Parasitárias)
O curso de Farmácia do Centro Universitário FAG promoveu, na manhã desta quarta-feira (22), a realização do teste rápido de Hepatite B, em parceria com o CEDIP (Centro Especializado de Doenças Infecto Parasitárias).
A atividade ocorreu no Laboratório de Análises Clínicas do Centro FAG e a acadêmica de Farmácia, Ana Carolina Larandes, 21 anos, explica a importância da atividade. "O curso de Farmácia faz bastantes projetos para que nós possamos ter contato prático com a profissão e ir se acostumando com o tratamento à população", afirma.
Alunos, professores, funcionários do Centro FAG e também os idosos do Centro de Convivência Nair Ventorin Gurgacz passaram pela sala de exames. Enquanto aguardavam os resultados, que saiam dentro de 30 minutos, as pessoas assistiram a uma palestra sobre Hepatite, na qual acadêmicas de Farmácia explicaram os tipos da doença, a transmissão, contaminação, tratamento, exames que são necessários realizar, etc.
Maiara Marquesin, 21 anos, auxiliar administrativa do Centro de Convivência Nair Ventorin Gurgacz, fala da importância da parceria que o Centro de Convivência tem com os cursos do Centro FAG. "É importante trabalhar com essa parceria porque muitos idosos só tem acesso ao teste por meio dessas ações. É preciso falar sobre a doença e sua prevenção", afirma Maiara.
As colaboradoras da biblioteca do Centro FAG, Eliane Loureiro Padilha, 42 anos, e Samara Ribeiro, 23 anos, também compareceram à sala de exames. "A importância de estarmos aqui hoje é que estamos cuidando da nossa saúde. Além dos acadêmicos, a oportunidade foi dada aos colaboradores e a quem quiser realizar os testes. Já vi bastante gente de outros lugares aqui, o que é muito bom. É através dessa picadinha no dedo que, depois de alguns minutos, temos o resultado do exame. É muito legal essa iniciativa do curso de Farmácia e do Centro FAG", afirma Eliane.
O professor da disciplina de Análises Clínicas, Claudinei Mesquita da Silva, é o responsável pela realização da atividade. Ele explica que a Hepatite B é uma doença viral, causada pelo vírus HBV, que causa inflamação e irritação no fígado. "Muitas pessoas desconhecem, mas a nossa região apresenta uma alta prevalência dessa doença. É uma região endêmica em Hepatite B", afirma Claudinei. O professor ainda fala sobre a transmissão, que é através do sexo, pelo sangue, ou por transmissão vertical (quando a mãe passa para o feto no nascimento). Os sintomas são: perda de apetite, perda de peso, náuseas e o principal, que é pele amarelada. A Hepatite B tem tratamento e prevenção, através das vacinas.
A parceria com o CEDIP (Centro Especializado de Doenças Infecto Parasitárias) de Cascavel se dá por conta dos cuidados que este oferece aos pacientes infectados. Se o resultado do exame der positivo, o paciente é encaminhado ao CEDIP, na 10ª Regional de Saúde, em Cascavel, para realização de novos exames e início do tratamento. O CEDIP dá todo apoio necessário para os municípios da região.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel