PósFAG oferta curso de Intervenção Social, Psicológica e Pedagógica
Especialização aborda as questões de gênero, raça/etnia e sexualidade, com foco no reconhecimento das diferenças e na valorização da diversidade
Com o objetivo de desenvolver nos profissionais de Psicologia, Pedagogia, Serviço Social e Licenciaturas, competências e habilidades para a prática criativa, crítica a assertiva diante das expressões da Questão Social, a PósFAG lança o curso de Intervenção Social, Psicologica e Pedagógica. As aulas iniciam em 13 de agosto e as inscrições estão abertas.
O professor Izaque Pereira de Souza destaca que a contemporaneidade vem exigindo dos profissionais cada vez mais clareza, habilidades, criticidade e ações propositivas diante das expressões da Questão Social. "As equipes multiprofissionais, inseridas nas Políticas de Assistência Social, Educação e Saúde, precisam compreender o sujeito atendido em sua totalidade, voltando um olhar voltado para o meio que o cerca, tanto no que diz respeito ao seu comportamento, quanto nas possibilidades de encaminhamento deste indivíduo", explica.
Considerando este contexto o curso de Especialização em Intervenção Social, Psicológica e Pedagógica, aborda as questões de gênero, raça/etnia e sexualidade, com foco no reconhecimento das diferenças e na valorização da diversidade. "Preocupa-se ainda em trabalhar o respeito à diversidade etnicorracial, sexual e de gênero, o enfrentamento ao preconceito, à discriminação e à violência relacionada ao racismo, ao sexismo e à homofobia, buscando fornecer elementos para auxiliar na transformação dos sujeitos e suas práticas quando agente ativo nas esferas políticas supracitadas. Sempre com vistas a proporcionar mecanismos que operem na desconstrução da discriminação e na superação do ciclo de sua reprodução pela/na sociedade", esclarece o professor Izaque.
Para atingir seu objetivo, as disciplinas foram dispostas com vistas a oferecer aos alunos um visão sistêmica e intersetorial motivo pelo qual optou-se por realizar a divisão do curso em três eixos centrais. O Eixo 1 - denominado Criança e Adolescente - abordará de forma consistente estes sujeitos de direitos, pelo fato de os compreendermos como seres em desenvolvimento e que precisam ser entendidos em sua integralidade. O segundo Eixo ? trará a Familia, instituição matricial, cerne dos sujeitos e que se encontra em constante processo de transformação diante de uma sociedade que, de per si é mutável. Por fim, o Eixo 3 traz a discussão para o espaço de Formação profissional, contexto que acreditamos ser fundante uma vez que é neste espaço que travamos as discussões com vistas a compreender as legislações, os instrumentos de trabalho, os limites e desafios dos profissionais nas áreas já enunciadas.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel