Alunos de Nutrição criam produtos alimentícios inovadores
O trabalho foi desenvolvido de forma interdisciplinar, nas matérias de Educação Nutricional e Marketing e Tecnologia de Alimentos
Os acadêmicos do 5º período de Nutrição do Centro Universitário FAG colocaram o conhecimento e a criatividade à prova nesta terça (28) e quarta-feira (29). Eles apresentaram o resultado do trabalho desenvolvido de forma interdisciplinar, nas matérias de Educação Nutricional e Marketing e Tecnologia de Alimentos. A proposta executada nas duas disciplinas foi fazer um produto alimentício inovador, desde a receita até a embalagem que seria disponibilizada para a venda. "As exigências foram que o produto não existisse no mercado e também tivesse rótulo, informação nutricional, data de validade e instruções de armazenamento", explica a professora de Educação Nutricional e Marketing, Jaciara Reis.
O foco dos alunos foi em alimentos saudáveis e alguns também ligados a públicos específicos. Foi o caso do Pão Integral Vegano Enriquecido com Vitamina B-12, feito pelo primeiro grupo a se apresentar. "Quem adota a dieta vegana tem a alimentação restrita e pensamos em suprir uma defasagem que existe no cardápio desse público. Com uma fatia do pão, ele atinge 50% do valor diário de B-12 necessário", esclarece Silmara Dayane Fiorentin, acadêmica do curso.
O maior desafio foi a execução. No caso do Pão Vegano, havia uma série de limitações para criar a receita. "Se fosse um pão normal, usaríamos ovo, por exemplo, mas como os veganos não consomem esse produto, tivemos que usar óleo e mais água para dar a liga. Essa troca de ingredientes foi o mais difícil. Foram cinco tentativas até dar certo", complementa a acadêmica Paula Carolina Ceroni.
Durante a apresentação, os alunos precisaram oferecer uma degustação aos colegas. Foram sete grupos. Além do Pão Integral Vegano, também foram criados: Cookies de Farinha de Batata Doce Fortificada com Betacaroteno, Batata Smile Funcional Pré-assada Enriquecida com Grãos, Vinho Espumante de Água de Coco, Bolinho de Reaproveitamento de Corte V da Tilápia e da Farinha da Casca da Batata Doce, Coxinhas Coloridas Funcionais e Vegetela Embutido Vegetal. "Surgiram produtos bem interessantes, focados naquilo que o mercado realmente precisa", comenta a professora.
Das equipes também foi exigido um artigo científico, explicando as criações. Todos os trabalhos foram enviados para o XXV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos e aguardam aprovação.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel