Acadêmica de Arquitetura conta as experiências de intercâmbio em Londres
Camila Antoniazi está há 9 meses na Europa, por meio do Ciência sem Fronteiras
A acadêmica de Arquitetura e Urbanismo do Centro FAG, Camila Antoniazi, está cheia de histórias para contar. Há 9 meses, ela aprofunda os conhecimentos através de um intercâmbio do programa "Ciência Sem Fronteiras". Ela foi selecionada para embarcar para a Inglaterra, onde faz o curso de Architetural Technology, na University of Westminster.
Camila contabiliza experiências significativas para sua carreira. "Logo no começo da concepção do nosso projeto de arquitetura, na disciplina Building Design Studio A, fomos surpreendidos com a presença ilustre de Paul Kalkhoven (engenheiro estrutural da equipe Norman Foster and Partners) para nos assessorar com um trabalho. O projeto consistia em projetar um apartamento com 4 flats na região central de Londres, baseado totalmente nos conceitos sustentáveis. Paul veio até a universidade quinzenalmente para nos agregar grandemente com seu conhecimento tanto estrutural quanto estética e sustentavelmente", conta. O renomado profissional convidou a classe toda para fazer uma visita pelo Escritório de Norman Foster, com uma palestra ao final mostrando todos os estágios de projeto do escritório. "Eu tremia sem parar de tamanha felicidade ao estar pisando no mesmo chão que Norman Foster", relembra.
Na disciplina de Construction Site Practice, a turma de Camila foi convidada para passar a semana no interior da Inglaterra, para ter a oportunidade de ver e sentir a teoria aprendida em projetos de construção colocada em prática. "Em equipes designadas, construímos um projeto de construção (no caso do meu grupo, trabalhamos no projeto e execução da Ponte Brewery Wharf). Trabalhamos em todas as diretrizes de saúde e segurança para cada atividade que era realizada. O interessante é que gerenciávamos a nós mesmos e designamos a hierarquia da equipe, pois os professores e engenheiros responsáveis estavam presentes somente assistindo. Os próprios alunos que colocaram a mão na massa (literalmente)", pontua.
No começo de junho, financiados pela universidade Camila e os colegas de turma embarcaram para uma viagem de estudos em Atenas. "Tivemos aulas sobre a cultura, comportamento, história e arquitetura da Grécia durante dias. Lá, visitamos o terreno para a concepção de um novo Museu para a cidade de Atenas ( um trabalho individual que serve praticamente como um projeto de conclusão dos estudos na University of Westminster. Ainda estamos trabalhando com o desenvolvimento da proposta", explica.
A volta para casa já está agendada. Será no dia 17 de agosto, após o término dos compromissos com a Universidade. Ela trancou o curso no 9º período e voltará para o Centro FAG no próximo semestre para cursar o 10º período. Além do aprendizado no próprio curso, Camila também enfatiza o que a viagem em si trouxe para ela. "Consegui conhecer muitas obras ícones da Arquitetura, que antes tinham sido somente estudadas através dos livros, conheci tantos museus incríveis e aprendi muita história também. Hoje, quase no final do intercâmbio, chego à conclusão que, viajando, aprendi tanto quanto nas aulas e trabalhos aqui na University of Westminster", conclui a acadêmica.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel