AGECIN encerra semestre com 30 projetos concluídos

Neste semestre, 26 estagiários passaram pela Agência

07/07/2016


A AGECIN, Agência Experimental de Comunicação Integrada do Centro Universitário FAG, está em férias. A folga é merecida depois de um período cheio de trabalhos desenvolvidos. Esse é o principal projeto do curso de Publicidade e Propaganda do Centro FAG e une atividades de ensino, pesquisa e extensão.

De acordo com a professora Laila Rotter Schmidt, coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, a missão da Agecin é ser um laboratório pedagógico. "Nosso principal objetivo é oferecer aos alunos uma prática profissional verdadeiramente educativa. As empresas que oferecem estágio muitas vezes não têm condições de ensinar, pois são pressionadas pelas demandas de clientes. Assim, a AGECIN oferece uma experiência diferente do mercado e fundamental para que os futuros profissionais cheguem lá melhor preparados", explica.

Neste semestre, 26 estagiários não remunerados passaram pela Agecin, sendo 13 na categoria de estágio regular - diariamente - e 13 na categoria especial - em que acadêmicos do 7º período de publicidade desenvolveram um JOB especial para o curso, que será lançado no segundo semestre.

A Professora Celina Albertassi, que esteve à frente da Agecin nestes meses, relata que houve um grande progresso nas atividades desenvolvidas pelos estagiários: "A Agecin entregou cerca de 30 projetos entre fevereiro e junho, referentes ao curso de Publicidade e outros cursos da instituição. Foi possível realizar ações com cunho social, com egressos e outros profissionais do mercado, bem como, executar eventos que atraíram o público externo para dentro do Centro FAG, gerando o engajamento entre Faculdade e Mercado, que tanto precisamos", pontua.

No quesito práticas profissionais, a AGECIN atendeu demandas de cursos do Centro FAG como Farmácia, Nutrição, Sistemas de Informação, Psicologia e Educação Física. Também atendeu demandas de instituições não governamentais, como o Centro de Voluntários Cascavel.

No âmbito de extensão, a Agecin organizou uma série de eventos e projetos para os cursos de Publicidade e Jornalismo, entre eles o Seminário Integrado de Práticas. Também foi responsável pela seleção e orientação de trabalhos inscritos no Intercom, o mais importante congresso de comunicação do país. Foi organizada uma caravana de 27 alunos para o congresso, onde foram apresentados 12 trabalhos, um deles premiado em uma das categorias.

Em relação à pesquisa, além de ter 3 bolsistas de iniciação científica, a AGECIN realizou um grupo de iniciação científica voluntária com 8 participantes, cuja produção será apresentada no 14º Encontro Científico Cultural Interinstitucional (ECCI) . Também teve continuidade a edição da Revista Advérbio, publicação científica do curso. O Professor Alex Carmo, editor responsável, participou do I Encontro de Editores de Revistas Científicas de Comunicação da Região Sul, realizado no XVII Intercom Sul, onde foram debatidas e criadas algumas diretrizes para o fomento da pesquisa em comunicação no Sul do Brasil.

A acadêmica do 5º período de Publicidade, Kelly Silva, estagiária da Agecin, enaltece o aprendizado proporcionado pela Agecin. "Consegui aprender muitas coisas e desenvolvi trabalhos nos quais tive um resultado muito satisfatório e que foram até premiados, como o Concurso do logotipo da Semana Acadêmica de Arquitetura e o Selo de 15 anos da FAG, no qual eu e meu grupo vencemos. É bom ver que o que você aprende está sendo colocado em prática e dando um ótimo resultado. Aconselho a quem tiver oportunidade passar pela Agecin e experimentar o gostinho de criatividade que a Agência tem", indica.

No próximo semestre, o tático da AGECIN estará a cargo do professor Sérgio Kulak. A Agência funciona de segunda a sexta das 14h20 às 17h50 e retoma suas atividades no início do período letivo.  Durante as primeiras semanas letivas acontecerá o processo de seleção e recepção dos estagiários que farão parte da Agecin no próximo semestre.

1766173555.jpeg
Docente do curso de Direito tem tese aprovada no 1º Congresso do Superior Tribunal de Justiça
19
Dezembro
2025 Cascavel
1766093484.jpeg
Centro FAG promove Semana de Formação Docente com atividades presenciais e virtuais
18
Dezembro
2025 Cascavel
1766091124.jpeg
Fundação Assis Gurgacz realiza 9ª edição do Aprendiz de Ouro
18
Dezembro
2025 Cascavel
1765932764.jpg
Colaboradores participantes do Projeto Formar para Transformar recebem primeira certificação
16
Dezembro
2025 Cascavel
1765928024.jpg
Professora e egressa de Fonoaudiologia é aprovada em Mestrado em Letras
16
Dezembro
2025 Cascavel
WhatsApp Image 2025-08-25 at 19.05.32.jpeg
FAG Toledo terá horário especial de atendimento para o fim de ano
15
Dezembro
2025 Toledo
1765559417.jpeg
Arquitetura e Urbanismo do Centro FAG se antecipa a novas diretrizes do MEC
12
Dezembro
2025 Cascavel
1765394278.jpeg
Novo livro reúne pesquisas de acadêmicos de Administração
10
Dezembro
2025 Cascavel
1765326904.JPG
Primeira formatura no estilo americano em Cascavel faz história no High College do Colégio FAG
09
Dezembro
2025 Cascavel
1765243454.jpg
Palestra com Dado Schneider encerra o ano letivo da Pós-Graduação FAG
08
Dezembro
2025 Cascavel
1765242698.jpg
PIBID encerra atividades de 2025 com apresentações, trocas e reconhecimento
08
Dezembro
2025 Cascavel
1765198210.jpg
NOTA DE PESAR
08
Dezembro
2025 Cascavel