Pais de Jovens Aprendizes participam de reunião sobre gerações e trabalho

Encontro foi realizado pela coordenação do Programa de Aprendizagem Profissional Jovem Aprendiz da Fundação Assis Gurgacz

11/07/2016


Pais de jovens que fazem parte do "Programa de Aprendizagem Profissional Jovem Aprendiz" (PAJA) da Fundação Assis Gurgacz participaram de uma reunião na noite de sexta-feira (08), no Centro Universitário FAG, para debater as diferenças de gerações no trabalho e também na legislação. Salete Chrun é coordenadora do projeto e esteve à frente do debate. Para ela, foi uma ocasião muito importante para os pais acompanharem o desempenho de seus filhos. "Um evento como esse, cria um vínculo, um elo, entre pais, filhos e trabalho. Os pais não só acompanham o desempenho dos filhos no programa, como também acompanham eles no mercado de trabalho", explicou a coordenadora.

Na conversa, foram citados os desafios e as caraterísticas entre as gerações Baby Boomer, X, Y e Z e a interação necessária entre as mesmas. Ao ingressar no mercado de trabalho o aprendiz entra em contato com esta diversidade e precisa se adaptar, para adquirir conhecimento, desenvolver suas habilidades e atitudes.

"Hoje, há grande desafio no mercado de trabalho para integrar pessoas com pensamentos e valores completamente diferentes e as empresas, muitas vezes, se deparam com as quatro gerações diferentes para gerir. Cada uma com suas qualidades e pessoas de valores e práticas distintas. Essas gerações necessitam aprender a trabalhar juntas e aproveitar os pontos fortes de cada uma. Todas têm características importantes para o mercado de trabalho, como a experiência dos veteranos e 'Baby Boomers', a praticidade dos 'X' e a vitalidade e inovação dos 'Y' e dos conectados 'Z'", enfatiza.

150 jovens participam do projeto que tem a finalidade de desenvolver cursos na área Administrativa e de Tecnologia gratuitamente. Maycon Ghelen, 16 anos, faz parte do programa há pouco tempo e diz estar muito esperançoso. "O projeto é muito interessante e dá oportunidades pra nós que estamos começando sem experiência nenhuma", conta o jovem. 

Adolescentes de 14 a 18 anos podem participar dessa iniciativa que visa à iniciação profissional, o ingresso no mercado de trabalho e a inserção social. Edson Sousa Marques é pai do jovem aprendiz Luiz Henrique Marques e conta que é uma satisfação ver o filho dentro do projeto. "Para nós, pais, é só orgulho, aqui ele está estudando, trabalhando e aprendendo. Melhor do que estar na rua", pontua.



1766173555.jpeg
Docente do curso de Direito tem tese aprovada no 1º Congresso do Superior Tribunal de Justiça
19
Dezembro
2025 Cascavel
1766093484.jpeg
Centro FAG promove Semana de Formação Docente com atividades presenciais e virtuais
18
Dezembro
2025 Cascavel
1766091124.jpeg
Fundação Assis Gurgacz realiza 9ª edição do Aprendiz de Ouro
18
Dezembro
2025 Cascavel
1765932764.jpg
Colaboradores participantes do Projeto Formar para Transformar recebem primeira certificação
16
Dezembro
2025 Cascavel
1765928024.jpg
Professora e egressa de Fonoaudiologia é aprovada em Mestrado em Letras
16
Dezembro
2025 Cascavel
WhatsApp Image 2025-08-25 at 19.05.32.jpeg
FAG Toledo terá horário especial de atendimento para o fim de ano
15
Dezembro
2025 Toledo
1765559417.jpeg
Arquitetura e Urbanismo do Centro FAG se antecipa a novas diretrizes do MEC
12
Dezembro
2025 Cascavel
1765394278.jpeg
Novo livro reúne pesquisas de acadêmicos de Administração
10
Dezembro
2025 Cascavel
1765326904.JPG
Primeira formatura no estilo americano em Cascavel faz história no High College do Colégio FAG
09
Dezembro
2025 Cascavel
1765243454.jpg
Palestra com Dado Schneider encerra o ano letivo da Pós-Graduação FAG
08
Dezembro
2025 Cascavel
1765242698.jpg
PIBID encerra atividades de 2025 com apresentações, trocas e reconhecimento
08
Dezembro
2025 Cascavel
1765198210.jpg
NOTA DE PESAR
08
Dezembro
2025 Cascavel