Centro FAG promove capacitação de auxiliares de laboratório
Cerca de 30 profissionais participam das formações que têm o objetivo de atualizar os conhecimentos
Aproveitando as férias dos acadêmicos, a Coordenação dos Laboratórios do Centro Universitário FAG oferece cursos de capacitação para os auxiliares de laboratório. Cerca de 30 profissionais participam das formações que têm o objetivo de atualizar os conhecimentos. "Nosso intuito é treinar e qualificar os funcionários, já que os laboratórios da instituição têm uma rotina diferente, por se tratarem de espaços acadêmicos. Então, os técnicos recebem os treinamentos para preparar o local e os materiais para os alunos", explica Ana Caroline Karling, coordenadora dos laboratórios.
Na quinta (07) e sexta-feira (08), foram ministradas aulas no laboratório de Microbiologia, com o Professor Mestre em Conservação e Manejo de Recursos Naturais, Thomas Fruet. "Passei para os alunos a base teórica seguida da prática corriqueira em um laboratório de análises microbiológicas. As atividades iniciaram com a lavagem, acondicionamento e esterilização de todos os materiais - técnicas importantes, pois, se os microrganismos não forem reduzidos, podem afetar negativamente os experimentos realizados e alterar os resultados esperados. Também fizemos experimentos para provar a eficiência da lavagem das mãos", acrescenta o Mestre.
Ontem (11), a formação aconteceu no laboratório de Química com a professora Ana Cláudia Reis, dos colegiados de Engenharia Civil, Agronomia e Farmácia do Centro Universitário FAG. Ela ensinou o manuseio de vidrarias, o preparo de soluções e o descarte adequado de resíduos químicos. "O técnico tem contato diário com tudo isso e é importante que ele conheça todas as etapas para sua segurança e também desenvolvimento profissional", pontua a professora.
Thaís Pereira Ricardo está há 5 anos e meio no setor, e hoje trabalha na Central de Reagentes e no Laboratório de Análises Clínicas. "O aperfeiçoamento é muito bom porque, às vezes, criamos um hábito, e nessas atualizações percebemos que existem novos modos de fazer, novas tecnologias", conta.
Os cursos são ofertados nas áreas em que os profissionais têm mais dificuldade. Na próxima quinta-feira (14), será oferecida a aula de biossegurança e de equipamentos de proteção individual (EPI?s). Outro curso, que ainda não tem data marcada, vai tratar do uso de lâminas e microscópios.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel