Professores retornam às atividades com Semana Pedagógica 2016/2
Cases de sucesso aplicados em alguns cursos foram apresentados
O Centro Universitário FAG e a Faculdade Dom Bosco deram as boas-vindas aos docentes da Instituição ontem (18). Depois de uma semana de descanso, eles foram recebidos com as atividades da Semana Pedagógica 2016/2, com o tema: "Indicadores de Qualidade nos Relatos de Projetos do Centro Universitário FAG e Faculdade Dom Bosco".
Os cerca de 500 professores foram recepcionados com um happy hour, servido na biblioteca. Momento que serviu para matar a saudade dos colegas dos colegiados e também para começar a traçar metas para o novo semestre. "O segundo semestre, normalmente, é mais carregado, por conta do ECCI (Encontro Científico Cultural Interinstitucional), então essa parada serviu para começar um planejamento, um período de preparação", conta a professora dos colegiados de Administração, Ciências Contábeis, Sistemas de Informação e Gestão Financeira, Luciana Ferraz.
Depois do momento de confraternização, o grupo seguiu para o Anfiteatro da Reitoria, onde receberam as palavras de incentivo para um novo período de trabalho do Vice-Reitor, Sérgio de Angelis, e do Pró-Reitor Acadêmico, Afonso Cavalheiro Neto. Cases de sucesso fizeram parte da noite: professores apresentaram as experiências bem-sucedidas que foram aplicadas em alguns cursos e que podem servir de exemplo.
A Coordenadora de Arquitetura e Urbanismo, Solange Smoralek Dias, falou sobre "Planejamento de Ensino na Verticalidade e Horizontalidade no Curso", que é a divisão de núcleos diferentes na grade curricular. Cada um deles faz um planejamento na vertical, que depois é disseminado em projetos durantes os períodos.
A professora de Enfermagem, Vanessa Engelage Faria, mostrou aos colegas os resultados do "I Fórum sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem ao Idoso no Âmbito Familiar". O evento foi organizado pelos acadêmicos do 5º período do curso e nele foram apresentados estudos de casos, elaborados através de visitas domiciliares aleatórias.
O professor de Engenharia Civil, Geovane Duarte Pinheiro, tratou do "Projeto 300". O nome do programa veio do conhecido filme de ação 300, inspirado na Batalha das Termópilas, em que um contingente de 300 gregos usa a união para enfrentar milhares de guerreiros do Império Persa. O método foi criado por um professor da Universidade de Brasília e foi aplicado por Geovane com os alunos do 3º período, na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral com Multivariáveis. Os estudantes que se saíram bem na primeira avaliação do semestre ajudaram os que tiveram notas mais baixas e também ganharam pontos por esse auxílio. "É uma metodologia ativa e colaborativa para aprendizagem, uma busca para que os alunos possam colaborar entre si, principalmente nas disciplinas mais difíceis. O resultado foi uma boa cooperação e uma baixa significativa no índice de reprovação", explica o professor.
Já o tema do professor de Ciências Contábeis, Educação Física, Pedagogia e Psicologia, Sílvio Araújo Vailões, foi a "Aplicação de Provas Online". "Eu estava preocupado com o quanto os alunos estavam realmente aprendendo, por isso, quis quantificar esse aprendizado", lembra o professor. Utilizando a plataforma online Socrative, em web e mobile, foi realizada a revisão de conteúdo. A ferramenta permite fazer diferentes tipos de questão. Quando o aluno responde, já aparece se a resposta é correta e o motivo de ela ser a correta. A partir disso, usando a plataforma, a prova interdisciplinar do curso de Psicologia no semestre passado foi realizada dessa forma. Os benefícios foram: a obtenção dos resultados na hora, gasto zero de papel e maior compreensão do conteúdo por parte dos alunos.
A Semana Pedagógica segue com encontros entre os responsáveis pelos TCC's (Trabalhos de Conclusão de Curso), entre os participantes da Comissão Científica do Encontro Científico Cultural Interinstitucional (ECCI/2016), entre os colegiados, e também uma reunião específica com os novos professores da instituição.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel