Professor alemão ministra módulo de Moagem de Trigo
Uwe Schulz veio ao Brasil especialmente para o curso
O segundo módulo do Curso Internacional de Moagem de Trigo começou ontem (01). Para a abertura da nova etapa foi realizado uma bate-papo do auditório do bloco IV, com a presença do professor alemão, Uwe Schulz da escola Welfenbuttel e o professor e coordenador do curso, Dermânio Tadeu.
O tema do curso, que acontece até a próxima sexta-feira, é "Sistema Pneumático, elétrico e automação". Atualmente, Schulz é professor da escola de moagem de trigo, onde realiza projetos na área de economia de energia elétrica.
Professor Dermânio Tadeu fala o quanto é importante um curso como este para a região. "No Brasil não existe nenhuma escola ou faculdade para formação de técnico de moagem, esse curso foi criado há 15 anos aqui na FAG e agora estamos trazendo professores da Europa pra trazerem mais informações ainda. Então isso vai auxiliar muito, como já auxiliou os moinhos da região".
Francisco dos Santos é aluno do curso e está começando agora no mercado de moagem de trigo. ?Para mim é muito importante, pois é um conhecimento e fortalecimento do negócio. Pra quem está ingressando num ramo diferente, que é o meu caso agora, o mercado tecnológico está exigindo muito. Então isso vai fortalecer o meu conhecimento e aprendizado?.
O curso tem 5 módulos no total, e todos contam com um professor estrangeiro. Participam da formação 20 pessoas de várias partes do país. No intervalo das aulas, Schulz visitou a Pró-Reitora Administrativa do Centro FAG, Jaqueline Gurgacz Ferreira, que deu as boas-vindas ao professor na sua terceira passagem pela instituição. Quem também participou do encontro foi o acadêmico de Engenharia Elétrica do Centro FAG, Ramon Augusto Bremm Zaura, que teve um reencontro com o professor Schulz. Durante três semanas, Ramon frequentou a Deutsche Müllerschule, em Braunschweig (DMSB) na Alemanha, uma escola de moinhos que possui um curso de dois anos de duração. "O curso conta com grandes professores, desde matérias básicas até matérias técnicas. Também conta com grande acervo de projetos e possuiu bons laboratórios, onde existem softwares que simulam um processo completo de moagem de grãos", conta Ramon. De acordo com o acadêmico, durante esse tempo em Braunschweig foi possível adquirir experiência e também "conhecer novas pessoas e futuros profissionais, além de uma cultura totalmente diferente da brasileira. Para quem tem o desejo de conhecer mais sobre a moagem de grãos, uma visita a DMSB é de grande proveito", avalia.
O professor Uwe Schulz aproveitou a oportunidade para reforçar o convite para que essa troca de experiências continue ocorrendo. "Temos muito interesse nos intercâmbios, nesse contato entre os acadêmicos das duas instituições. A DMSB é uma escola alemã, mas que se denomina 'internacional' justamente por essa característica de estar de braços abertos para alunos de todo o mundo", esclareceu o professor.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel