Idosos do Centro de Convivência são recebidos com informação e atividade física
Turma se movimentou bastante no primeiro dia após as férias
Depois de alguns dias de folga, os idosos do Centro de Convivência Nair Ventorin Gurgacz voltaram à rotina de atividades ontem (03). Eles foram recebidos no Auditório do Bloco IV do Centro Universitário FAG e ouviram dicas, além de demonstrarem bastante ânimo, dançando e fazendo alongamentos.
O principal ensinamento levado às quase 100 pessoas já na faixa etária da terceira idade foi sobre o abandono e a importância de o idoso se impor, para que não seja esquecido. "Eles só serão invisíveis se deixarem?, destaca a coordenadora do Setor Social da Fundação Assis Gurgacz, Salete Chrun. ?Incentivamos para que eles olhem para si mesmos e reflitam, porque eles têm que participar, se envolver na vida da família e não se deixem ficar invisíveis", completa.
Após um primeiro momento de boas-vindas, os idosos foram colocados para se mexer, primeiro com um alongamento, depois com outras atividades lúdicas e muita dança. Seo Benedito Camargo, de 73 anos, deu show, mostrou muito gingado - sinal da alegria que ele sente em voltar para o Centro de Convivência. "Mudou muita coisa na minha vida vir para cá. Na minha casa, todo mundo trabalha e eu ficava sozinho. Melhorou minha saúde, fiz amizades, até engordei três quilos", brinca.
O integrante do grupo, Amado Janner, estava cheio de saudade. Aproveitou o intervalo da metade do ano para viajar, ver familiares e voltou cheio de histórias para contar. "Hoje, quando cheguei aqui parecia que eu estava entrando em um paraíso", elogia.
O encontro foi finalizado com mais brincadeiras, um lanche e avisos sobre a mudança de horários de algumas atividades: as atividades físicas vão passar a ser feitas à tarde e as aulas de informática serão ministradas de manhã. As alterações aconteceram para garantir melhor rendimento dos alunos.
Esta turma já está em seu 2º ano. A cada dois anos, o grupo é renovado para dar oportunidade para que mais pessoas participem. Durante este o período, são realizadas diversas atividades, tais como exercícios físicos na academia, caminhada orientada, modalidades esportivas adaptadas, jogos, bocha campeira, informática, artes manuais, música, coral, grupo de terapia, orientação nutricional, teatro, palestras multidisciplinares e viagens. Sempre com acompanhamento de profissionais de Educação Física, Psicologia, Enfermagem, Nutrição, uma equipe formada por acadêmicos de vários cursos do Centro FAG. Os encontros acontecem de segunda a sexta-feira.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel