Disciplina de Medicina provoca reflexão sobre individualidade dos pacientes
Nas primeiras aulas, ela tratou do conceito de saúde e doença e sobre como a percepção de dor é diferente em cada indivíduo
A disciplina de Programa de Aprendizagem Saúde e Sociedade (PASS) acompanha os acadêmicos de Medicina do Centro Universitário FAG do início do curso até o 8º período. A matéria traz o conhecimento adquirido nas demais áreas para um âmbito mais humano, provocando uma reflexão sobre o paciente como um sujeito dentro da saúde coletiva. Os alunos do 1º período, que começaram as aulas há duas semanas, já tiveram duas aulas sobre o assunto.
A coordenadora do PASS e professora da disciplina é Luciana Osório Cavalli. Nas primeiras aulas, ela tratou do conceito de saúde e doença e sobre como a percepção de dor é diferente em cada indivíduo. "Por isso é importante respeitar a individualidade dos diagnósticos", alertou. ?A relação do médico com o paciente é que faz a diferença. Precisamos que, ao longo desses 6 anos, vocês consigam perceber as diferentes perspectivas sociais, culturais, financeiras dos pacientes para conhecer o contexto do paciente", também ensinou.
Da primeira para a segunda aula, eles tiveram que completar uma tarefa: em grupos, tiveram que entrevistar duas pessoas. As questões eram as seguintes: O que é saúde?; O que faz com que as pessoas tenham saúde?; O que é doença?; O que favorece o adoecimento? A variedade de resposta trouxe aos alunos a complexidade que será compreender os problemas que serão trazidos para eles no consultório, depois de formados. Mesmo no início, a disciplina já provoca reflexão por parte dos alunos. "Achei a aula muito interessante, pois me fez ver as pessoas de uma forma diferente, não como doentes, mas como seres humanos precisando de ajuda", revela o acadêmico Maurício Piekala.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel