Palestra sobre Síndrome de Down é realizada no Centro FAG
O evento é uma parceria com o Instituto Kco Viegas, a Faculdade São Fidélis, o Censupeg e o Projeto Olhar Down
O Centro Universitário FAG recebeu ontem (10) o professor e neuropsicopedagogo, Fabrício Bruno Cardoso para ministrar a palestra intitulada: ?Desenvolvimento Motor de Pessoas com Síndrome de Down?. Atualmente, Fabrício é o pesquisador do Centro de Estudos em Neurociências e Educação (NEUROEDUC, UFRJ) e líder do grupo de Pesquisa em Sociedade, Saúde e Educação da Faculdade São Fidélis. Ele falou da importância de um encontro como esse, em que profissionais, futuros profissionais e pais puderam conhecer mais sobre a síndrome e como lidar com ela.
O evento faz parte de uma parceria com o Instituto Kco Viegas, a Faculdade São Fidélis, o Censupeg e a Associação Olhar Down. Luiz Angelo Fillus, representante da Associação Olhar Down, diz que o projeto foi criado através de um grupo de pais que buscavam apoio. "Nós criamos um grupo no whastapp, e conforme o grupo foi crescendo criamos a associação com o objetivo de ter mais informações para gente ajudar nossos filhos ou outros familiares com a síndrome", relatou.
Para a mãe do Douglas Huber, portador da síndrome, Maria do Carmo Huber, que também faz parte da associação, poder participar de uma palestra como essa é gratificante. "A palestra é uma oportunidade pra nós, pais, conseguirmos ter novas visões e conhecimentos de estudos sobre a síndrome de Down", contou.
Durante a palestra, Fabrício abriu um momento para perguntas e os participantes aproveitaram para tirar dúvidas. Edeniuza Vargas da Costa estava no evento com o sobrinho portador da síndrome e questionou o palestrante sobre algumas atitudes do rapaz e foi esclarecida. "Todo dia é dia de aprender e todo dia é dia de aplicar o que a gente conhece. Achei fantástica a palestra, gostei demais mesmo, participei com perguntas e o professor Fabrício foi bem transparente", falou.
O palestrante abordou a síndrome de down sob diferentes aspectos: o olhar para a Síndrome de Down no século XXI; alterações no Desenvolvimento Motor de indivíduos com Síndrome de Down; a relação entre o desenvolvimento motor e desempenho escolar de crianças com síndrome de Down e as estratégias de intervenção para o desenvolvimento motor de indivíduos com Síndrome de Down.
Há 15 anos, o professor Fabrício desenvolve junto a um grupo de pesquisa estudos sobre a síndrome de down e diz que o objetivo dos encontros é justamente mostrar o resultado dessas pesquisas e compartilhar com o público interessado. "A gente procura fazer isso com o olhar da neurociência, das teorias da psicologia cognitiva e junto com olhares da pedagogia, busca esclarecimentos através de pesquisas para entender essa relação dos mecanismos gerais com os processos de aprendizagem", explicou.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel