Abertura oficial da 5ª JINTEG conta com palestra sobre intolerância e ódio
Fé Cega, Faca Amolada: Intolerância e Ódio na contemporaneidade foi o tema da palestra
A abertura oficial da 5ª JINTEG, Jornada Integrada dos cursos de Ciências Contábeis e Direito do Centro FAG, foi realizada ontem à noite (16) no Anfiteatro da Reitoria. O evento contou com a participação do professor Silvio Vailões Araújo que fez uma apresentação intitulada: "Se todos os sonhos virassem realidade". De forma lúdica, ele abriu a noite com músicas e encenações, arrancando aplausos do público.
Em seguida o professor do Núcleo de Filosofia e Sociologia do Centro FAG, Jovane Gonçalves dos Santos, ministrou a palestra: "Fé Cega, Faca Amolada: Intolerância e Ódio na contemporaneidade". O objetivo da fala foi compartilhar manifestações de ódio que acontecem hoje e desconstruir algumas ideias a respeito delas. "Quando você analisa os discursos e as ações contemporâneas não é raro você perceber a presença de um fascismo nessas falas e nessas ações, fascismo no sentindo deleuziano do termo, que é aquele que pensa que o outro não é humano, esse o foi o principal foco na minha fala. Pensar um pouco, provocar um pouco acerca dessas falas e dessas provocações", explicou.
Elienai Fermino Pereira é acadêmico do 4º período de Direito e gostou muito da palestra de abertura. "O professor trouxe pontos nos quais nós, futuros Advogados, vamos encontrar em nossa profissão. É muito importante pra gente poder compartilhar ideias e experiências com outros profissionais", falou.
As atividades estão acontecendo desde segunda-feira (15) com palestras no período da manhã e noite para os acadêmicos do curso de Direito, e palestras e oficinas no período da noite para os acadêmicos do curso de Ciências Contábeis. Ontem (16) pela manhã os acadêmicos de Direito participaram da palestra com a Advogada Camila do Vale Jimene que falou a respeito da "Reflexão sobre o Direito Digital". "Hoje ainda vemos inúmeros casos judiciais ou que as provas são eletrônicas ou a responsabilização é ligada com alguma conta na internet, a responsabilidade dos aplicativos. Já temos uma Lei Civil da Internet, então sem dúvidas é bastante importante falar disso para contribuir com os alunos", contou.
A coordenadora do curso de Direito, Viviana Bianconi fala que o tema desta edição, "Novos Cenários, Novos Desafios", foi escolhido para oferecer contatos e oportunidades diferentes dos que os acadêmicos têm em sala de aula. "Nós buscamos trazer para os alunos algo que esteja sendo discutido de forma nova dentro da sua área de formação. Nós começamos com a palestra do professor Jovane falando de um tema extremamente importante, principalmente para o acadêmico de graduação, que é a questão da intolerância e do ódio, eles é que vão pode mudar isso que está acontecendo", contou. "Eles vivenciam outro universo que é não aquele de sala de aula e que também tem conteúdos e cobranças. Aqui a gente traz um pouco do dia a dia mais descontraído e focado em chamar a atenção do aluno com assuntos que não estão diretamente ligados à vida acadêmica e sim na vida deles fora daqui, que foi o objetivo da palestra do professor Jovane", completou a coordenadora de Ciências Contábeis, Márcia Kounrouzan.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel