No 3º dia, JINTEG debate benefícios, sistema prisional e contabilidade pública
Alunos do curso de Direito se concentraram no Anfiteatro e os alunos de Ciências Contábeis no Auditório do Bloco IV
As atividades do terceiro dia da 5º Jornada Integrada dos Cursos de Ciências Contábeis e Direito do Centro FAG, foram divididas em três ações: No Anfiteatro da Reitoria, no período da manhã os acadêmicos do curso de Direito participaram da palestra "Alterações da Lei nº 13 135/2015 nos Benefícios de Pensão por Morte e Auxílio-Doença", como o Mestre Leonardo Cacau dos Santos. "A importância de abordar esse assunto é em relação ao grande número de benefícios desse tipo requeridos pela população. Então essas regras que mudaram no ano passado alteraram várias questões sobre esses benefícios", explicou o palestrante.
No período da noite, no Auditório do Bloco IV, os acadêmicos do curso de Ciências Contábeis participaram de uma palestra intitulada "Novas Normas para a Contabilidade Pública", ministrada pelo Contador Público do Conselho regional do Estado do Paraná, Márcio José Assumpção. Ele tratou com os alunos do curso de Ciências Contábeis, os aspectos da Legislação na Contabilidade Pública. Assumpção falou que a contabilidade é responsável em apontar os erros e o mau uso do dinheiro público e explicou de que forma é feita a fiscalização através da contabilidade a partir da Legislação.
No Anfiteatro da Reitoria os acadêmicos de Direito e convidados acompanharam a palestra do Procurador de Justiça do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, Rogério Greco que mostrou uma visão geral a respeito do Direito Penal, trazendo polêmicas atuais para o público. "A palestra é bem contemporânea, claro que a gente que fala em público quer formar opinião, mas não impor opinião. Então, é importante que as pessoas entendam posições diferentes e contraditórias. No Direito Penal a gente escuta muita coisa errada nos meios de comunicação", contou. Rogério Greco ainda falou que esse contato com os acadêmicos é bom pra eles entenderem como realmente funciona um caso, "eles aprendem a ouvir os dois lados, e não somente aquele que a sociedade impõe", complementou.
O Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Cascavel, Charles Daniel Duvoisin, também esteva presente no evento e fez uso da palavra aproveitando para parabenizar o Centro FAG por abrir o espaço convidando Rogério Greco para debater assuntos relevantes como é o Direito Penal. Logo após a palestra, a professora Andrea Simone Frias mediou o debate. Durante a fala de Rogério Greco os convidados puderam formular as perguntas. "Nós estamos falando de um curso de graduação, então é onde os alunos estão tendo o primeiro contato com o Direito Penal, e essa é uma oportunidade ímpar porque o professor Rogério é um doutrinador que nós recomendamos a obra dele. Os alunos já estão acostumados a ler o trabalho dele e agora eles têm a oportunidade de perguntar diretamente para o Mestre", explicou.
Edio de Paula é acadêmico de Direito e Assessor no Tribunal do Estado do Paraná. Para ele, a palestra foi um incentivo aos estudantes e atuantes da área. "Parabéns aos professores pelas palavras que fazem a gente acreditar em um país melhor", parabenizou. Na saída da Reitoria, Rogério Greco aguardou os convidados para fotos e autógrafos em suas obras.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel