Coordenadores de cursos aperfeiçoam conhecimentos sobre "Metodologias Ativas"
Metodologia ativa é um processo amplo e que possui como principal característica a inserção do aluno como agente principal responsável pela sua aprendizagem, comprometendo-se com seu aprendizado
Os coordenadores dos cursos do Centro Universitário FAG e Faculdades Dom Bosco e Sul Brasil, o Vice-Reitor, Sérgio De Angelis, a Pró-Reitora Administrativa, Jaqueline Gurgacz Ferreira e o Pró-Reitor Acadêmico, Afonso Cavalheiro Neto, participaram hoje (25) de uma formação que contou com a presença da palestrante Neusi Aparecida Navas Berbel. Ela abordou o tema "Metodologias Ativas".
A pesquisadora é graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina, com especialização em Orientação Educacional pela mesma instituição e em Educação na Área da Saúde, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. A educadora também possui Mestrado em Educação, pela Universidade Federal Fluminense, Doutorado em Educação, pela Universidade de São Paulo e Pós-Doutorado, pela Universidade Estadual de Campinas. Ela também tem várias obras relacionadas ao Ensino publicadas.
Berbel usou uma reflexão respaldada na literatura, tomando como ponto de partida estudos voltados para a promoção da autonomia de alunos e o potencial da área pedagógica, com o uso de metodologias ativas, para a obtenção de resultados na mesma direção. A partir disso, buscou levar aos coordenadores formas de como aplicar os métodos propostos. "Estamos sempre em busca de aperfeiçoar o ensino e também de potencializar a recepção do conteúdo por parte do aluno. Por isso, é importante essa atualização com uma profissional que tem estudos atuais e que vêm ao encontro do que o acadêmico quer", expõe o Pró-Reitor Acadêmico, Afonso Cavalheiro Neto.
METODOLOGIAS ATIVAS
Metodologia ativa é um processo amplo e que possui como principal característica a inserção do aluno como agente principal responsável pela sua aprendizagem, comprometendo-se com seu aprendizado. O processo de educar, devido a múltiplos fatores (como a rapidez na produção de conhecimento, a provisoriedade das verdades construídas no saber científico e, principalmente, da facilidade de acesso à vasta gama de informação) deixou de ser baseado na mera transmissão de conhecimentos. Nesse contexto as metodologias ativas surgem como proposta para focar o processo de ensinar e aprender na busca da participação ativa de todos os envolvidos, centrados na realidade em que estão inseridos.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel