PsicoFAG: começam as atividades da Semana Acadêmica de Psicologia
Os encontros com palestras e minicursos vão até sábado (27)
Acadêmicos de Psicologia do Centro FAG estão participando da Semana Acadêmica do curso, a PsicoFAG. Palestras e minicursos serão ministradas durante o evento. Ontem (25) pela manhã e à tarde, no auditório do Bloco III, os estudantes participaram da palestra com o Psicoterapeuta Dionísio Banaszewski, que falou sobre a classificação das drogas e como elas afetam o corpo e a mente dos indivíduos. "A nossa conversa foi sobre substâncias psicoativas: uso, abuso e dependência. A questão da droga acompanha muito a questão do adoecer psíquico, e a psicologia é uma das ciências que têm uma grande competência para trabalhar com a droga", explicou.
Para a acadêmica do último período de Psicologia, Eduarda Marschner, esse encontro foi fundamental para o fortalecimento das ideias no seu Trabalho de Conclusão de Curso. "Drogas é o tema do meu TCC, além de ajudar na minha pesquisa, a palestra vai agregar muito na nossa carreira como psicólogos, é um tema relevante, conseguimos entender como lidar com indivíduos que fazem o uso de entorpecentes", contou.
À noite o encontro contou com o Psicólogo Rodrigo Soares Santos, que ministrou a palestra intitulada "Perícia Psicológica Forense: a avaliação psicológica infanto-juvenil e caso de violência, estratégias de investigação e detecção de fraudes". "Na palestra eu trouxe um estudo de caso. Trouxe histórias reais pra eles entenderem quando uma pessoa está falando a verdade e quando elas estão mentindo", esclareceu. Hoje (26) pela manhã, Rodrigo usou os casos de molestamentos e fraudes citados na palestra na noite anterior e realizou uma atividade com os acadêmicos, mostrando como um psicólogo deve se comportar diante de fatos como esses.
Para o professor Régis Maliszzewski, o que não é praticado passa despercebido, como no caso, a Psicojurídica discutida por Rodrigo. "A Psicojuridica é muito recente e presente e as informações são muito restritas. A capacitação deve ser feita de forma intensa como essa atividade, pra que os futuros profissionais possam suprir isso. O Rodrigo sempre traz casos reais o que facilita e é de fácil assimilação para os alunos", falou.
As atividades encerram no sábado (27) com o curso: Avaliação psicológica forense e seus atores: perito e assistente técnico, com a Psicóloga Livia de Tartari e Sacramento.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel