Ministro do STJ fala sobre Princípios Constitucionais Penais no Centro FAG

Também falou ao público Flávio Pansieri, Fundador da Academia Brasileira de Direito Constitucional - ABDCONST

29/08/2016


O Centro Universitário FAG recebeu na última sexta-feira (26) o Ministro do Superior Tribunal de Justiça, Joel Ilan Paciornik. O Magistrado falou aos acadêmicos de Direito da Instituição e profissionais da área sobre Princípios Constitucionais Penais e a Visão do STJ. O evento aconteceu no Anfiteatro da Reitoria. Na oportunidade, também esteve presente Flávio Pansieri, que é Doutor pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Fundador da Academia Brasileira de Direito Constitucional - ABDCONST.

Paciornik ressaltou a importância de conversar com o público universitário. "Eu acho de uma grande relevância esse intercâmbio, porque a integração entre profissionais e pessoas do meio acadêmico traz a eles uma visão muito mais prática. Eles têm a oportunidade de ouvir, de vivenciar e discutir questões que realmente estão não só nas teorias dos livros, mas que estão no dia a dia das questões jurídicas", enfatizou. Em sua fala, ele trouxe diversos aspectos do direito e das garantias ao processado. "Os Princípios Constitucionais Penais são normas básicas que servem de substrato a todo o sistema e que visam a garantia para as pessoas que estão envolvidas em um processo penal", ensinou.

O Ministro atendeu à imprensa e respondeu sobre problemas políticos e da Justiça. Sobre o processo de Impeachment, comentou o momento atípico vivido. "É um momento delicado, de muita apreensão, porque, apesar de ser um fenômeno previsto pela Constituição, não é um processo fácil de digerir e analisar", alertou. A respeito da lentidão da Justiça, ele alega que a falta de juízes a cultura da contestação que o Brasil possui causam morosidade. "Temos aqui no Brasil a cultura da Litigiosidade, conhecemos e usamos pouco os métodos de mediação, de acordos. A Legislação Brasileira também permite muitos recursos, além de o corpo de juízes ser pequeno", elencou.

O STJ tem como missão principal uniformizar a aplicação e interpretação da Lei Federal. Em abril deste ano, Paciornik passou a compor o grupo, depois de ter sido indicado pela Presidente da República afastada, Dilma Roussef.

O encontro com o Magistrado atraiu centenas de pessoas e trouxe muito conteúdo aos participantes. "Foi uma oportunidade bacana, tendo em vista que os acontecimentos políticos têm repercutido nos tribunais superiores. Essa aproximação com um Ministro do Tribunal nos esclarece e nos faz entender o contexto jurídico e político do país", assegurou o acadêmico do 9º período de Direito do Centro FAG, Alisson Silveira. "O Superior Tribunal de Justiça (STJ) é um dos órgãos máximos do Poder Judiciário do Brasil, tem como uma de suas funções analisar recursos provenientes de Tribunal inferior e a uniformização da interpretação das decisões dos Tribunais inferiores, ou seja, conta em seus quadros com pessoas de notório saber jurídico. Para um acadêmico, ter ainda na graduação a oportunidade de ouvir uma pessoa com tamanho conhecimento, só tem a engrandecer sua formação e dar-lhe a noção de que um profissional do Direito deve ser reconhecido pela sociedade como um homem culto, com profundo conhecimento do ordenamento jurídico e sua correta interpretação em prol da pacificação social e do convívio harmônico da sociedade. Bem como, que este conhecimento só se adquire com dedicação aos estudos", pontuou a Coordenadora de Direito, Viviana Bianconi.

Na sequência, a palavra foi aberta para Flávio Pansieri, que à imprensa falou sobre o processo eleitoral. "A expressão máxima da Liberdade é o processo de revezamento dos comandantes do poder e este espaço que se constrói durante as eleições municipais é o de maior legitimidade na República Brasileira, que é onde são escolhidos Prefeitos, vereadores, as pessoas realmente próximas à comunidade, eleitos que transformarão diretamente a vida das pessoas. Esta perspectiva da Liberdade é essencial e só existe em democracias fortes", esclareceu.


1766173555.jpeg
Docente do curso de Direito tem tese aprovada no 1º Congresso do Superior Tribunal de Justiça
19
Dezembro
2025 Cascavel
1766093484.jpeg
Centro FAG promove Semana de Formação Docente com atividades presenciais e virtuais
18
Dezembro
2025 Cascavel
1766091124.jpeg
Fundação Assis Gurgacz realiza 9ª edição do Aprendiz de Ouro
18
Dezembro
2025 Cascavel
1765932764.jpg
Colaboradores participantes do Projeto Formar para Transformar recebem primeira certificação
16
Dezembro
2025 Cascavel
1765928024.jpg
Professora e egressa de Fonoaudiologia é aprovada em Mestrado em Letras
16
Dezembro
2025 Cascavel
WhatsApp Image 2025-08-25 at 19.05.32.jpeg
FAG Toledo terá horário especial de atendimento para o fim de ano
15
Dezembro
2025 Toledo
1765559417.jpeg
Arquitetura e Urbanismo do Centro FAG se antecipa a novas diretrizes do MEC
12
Dezembro
2025 Cascavel
1765394278.jpeg
Novo livro reúne pesquisas de acadêmicos de Administração
10
Dezembro
2025 Cascavel
1765326904.JPG
Primeira formatura no estilo americano em Cascavel faz história no High College do Colégio FAG
09
Dezembro
2025 Cascavel
1765243454.jpg
Palestra com Dado Schneider encerra o ano letivo da Pós-Graduação FAG
08
Dezembro
2025 Cascavel
1765242698.jpg
PIBID encerra atividades de 2025 com apresentações, trocas e reconhecimento
08
Dezembro
2025 Cascavel
1765198210.jpg
NOTA DE PESAR
08
Dezembro
2025 Cascavel