Arquitetura participa do 1º Fórum Conselho de Desenvolvimento Econômico
Fórum aconteceu para disseminar o conceito e a importância do Conselho de Desenvolvimento e apresentar a evolução dos trabalhos das câmaras técnicas
O Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Cascavel realizou na última terça-feira (30), no Teatro Municipal, o seu 1º Fórum Municipal. Mais de 600 pessoas participaram, entre elas, acadêmicos e professores do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário FAG.
A finalidade do fórum foi disseminar o conceito e a importância do Conselho de Desenvolvimento e apresentar a evolução dos trabalhos das câmaras técnicas. O evento contou com a palestra do economista e professor Carlos Paiva, com o tema: "Como planejar o desenvolvimento econômico local: dos princípios gerais ao caso de Cascavel". O Conselho tem como competência deliberar sobre os recursos em processos administrativos, ações e programas de âmbito geral, relativos à área. O Comdec é formado por representantes de mais de 20 entidades, ligadas ao governo municipal e à sociedade civil. "Em meu olhar, a presença de nossos alunos em tão significativo evento mostra como estamos conectados com o exercício de nossa profissão, com nosso papel enquanto cidadãos e com o desenvolvimento de nossa cidade", citou a Coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro FAG, Solange Irene Smoralek Dias.
Para a professora do curso, Tainã Lopes Simoni, o Fórum proporcionou aos alunos a compreensão prática da importância do Planejamento Estratégico para o desenvolvimento da cidade, e como ele vem sendo realizado a partir da iniciativa da sociedade organizada, visando o futuro da cidade dentro de várias áreas de desenvolvimento. "Uma das bases para o Planejamento Estratégico é o de conhecer o seu objeto de estudo, no caso a cidade de Cascavel, e neste caminho a fala do Economista Carlos Paiva, apresentou as potencialidades do município. Aos futuros Arquitetos e Urbanistas esta percepção é muito importante, visto que eles, num futuro muito próximo, vão planejar as nossas cidades. O nosso curso de Arquitetura tem uma preocupação muito grande com a construção da consciência social do profissional aqui formado, e que as disciplinas relacionadas ao Planejamento Urbano buscam este olhar para as cidades desde o conhecimento do passado até as perspectivas atuais, o que inclui o Planejamento Estratégico", manifestou.
Para os alunos, foi uma experiência única. "Eu não tinha conhecimento desse tipo de projeto. O grupo em si, valoriza muito a questão do futuro, o que é um diferencial para a cidade. Cascavel sai na frente em estar pesquisando sobre uma questão importante que é a sustentabilidade", comentou Alisson de Souza, acadêmico do 8º período. "Este caminho é importante. Com atitudes como essa é possível visualizar a cidade de modo diferente", expôs Marcos Rabel, acadêmico do 8º período. "Acredito que o caminho é esse mesmo, a sociedade precisa se envolver como um todo, não vejo como pode haver desenvolvimento sustentável desse ou daquele setor, é preciso ver o desenvolvimento sempre associado ao crescimento de todos. Arquitetos devem participar sempre, pois a nossa profissão está envolvida tanto no planejamento da cidade na visão macro (urbanismo) e micro (projetos para clientes particulares), assim podemos trabalhar de maneira mais eficiente, com visão de futuro, garantindo a qualidade de vida que a sociedade busca através do desenvolvimento", concluiu a aluna do 8º período, Sirlei Grosseli.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel