Acadêmicos de Letras e Pedagogia se encantam com 24ª Bienal do Livro
Alunos fizeram um tour pelo Pavilhão de Exposição do Anhembi, além de visitarem a Pinacoteca e o MASP
O maior encontro literário do país e um dos mais importantes da América Latina, a Bienal Internacional do Livro, teve como visitante uma comitiva do Centro Universitário FAG. Alunos dos cursos de Letras e Pedagogia fizeram uma viagem a São Paulo para participar do evento, que acontece a cada dois anos em São Paulo e, neste ano, foi realizado entre os dias 26 de agosto e 04 de setembro.
O evento é palco para o encontro das principais editoras, livrarias e distribuidoras do país, cerca de 480 marcas apresentando seus mais importantes lançamentos para aproximadamente 700 mil visitantes. O grupo saiu de Cascavel na quinta-feira (01) à noite e na sexta (02), durante o dia todo, se aventurou pelos 60 mil m². O tema desta edição foi "Histórias em Todos os Sentidos". A acadêmica do 4º período de Letras, Pietra Schuk Prestes, embarcou na viagem cheia de expectativas e não voltou frustrada. "Eu e alguns amigos focamos nos Gibis da Turma da Mônica. Trouxemos um combo que vamos usar nos estágios e também com nossos futuros alunos. O que mais me chamou a atenção foi a quantidade de jovens participando do evento. Por mais que eles voltem a atenção mais para os best-sellers, eles estão lendo e é isso que importa", manifestou. Foi a primeira vez que ela visitou a Bienal e diz ter voltado com a mala cheia de livros: "comprei 12 livros, para mim e também para dar de presente". "Foi algo muito produtivo. Os alunos tiveram o contato com muitas editoras, não apenas com as que eles conheciam, mas também outras que eles não tinham tanto conhecimento e isso é enriquecedor", expressou a Professora de Literatura do Centro FAG, que acompanhou a visita, Suzana Ceccato Casagrande.
O grupo de alunos tinha cerca de 25 integrantes. Além da visita à Bienal, os acadêmicos e professores puderam conhecer outros locais ligados à cultura na cidade de São Paulo. A Pinacoteca, um dos mais importantes museus do Brasil, encantou com sua variedade e também importância das obras. O MASP, Museu de Arte de São Paulo, também fez parte da rota. Os visitantes tiveram a sorte de a viagem coincidir com uma exposição de Cândido Portinari. "Os quadros que nós estudamos, vemos nos livros, estavam lá ao vivo. Foi uma experiência incrível!", relatou a professora Suzana.
A viagem compõe um projeto do curso. "Um projeto de viagens culturais e de estudos desenvolve o acadêmico (futuro professor) em vários aspectos: de autonomia, intelectual, de relacionamento, pois o contato com os escritores, com as obras, com os colegas e com a parte cultural da cidade visitada, proporciona conhecimentos que vão muito além do espaço escolar. O grupo de alunos foi muito responsável, comprometido com a viagem e com a programação e, certamente, estas experiências farão a diferença no momento em que os alunos de Pedagogia e Letras do Centro FAG forem para as suas escolas ministrarem suas aulas. O projeto já existe há três anos e já estamos nos preparando para 2017. Possivelmente, as cidades históricas de Minas Gerais", concluiu o Coordenador dos Cursos, Paulo Fachin, que também participou da visita.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel